15.8 C
Campo Grande
domingo, 19 de maio, 2024
spot_img

Como o avanço do PNEFA pode impulsionar o mercado de proteína animal de MS

27/03/2020 11h59
Por: Redação

Em um trabalho conjunto pela manutenção e pela busca de novos mercados para a proteína animal produzida em Mato Grosso do Sul, o Sistema Famasul tem contribuído para a ampliação das ações que integram o Plano Estratégico do PNEFA (Programa Nacional de Erradicação de Febre Aftosa). A meta é que, em 2023, o estado seja reconhecido como livre de febre aftosa sem vacinação. Esse é o tema do “Senar/MS Transformando Vidas” desta semana.

Em depoimento a médica veterinária Fernanda Oliveira, analista técnica do Sistema Famasul, instituição que integra o comitê gestor do PNEFA em Mato Grosso do Sul, relata. “O Paraná é um estado exemplo da evolução do PNEFA, que avançou com a participação ativa dos produtores e das instituições públicas e privadas”, explica Fernanda.

“O Brasil e Mato Grosso do Sul são internacionalmente conhecidos como players importantes na produção e exportação da proteína animal. Para mantermos e adentrarmos novos mercados, mais exigentes em relação à sanidade, foi elaborado o Plano Estratégico do PNEFA. O objetivo é tornar o status sanitário internacional do estado como livre de aftosa sem vacinação, com responsabilidade e sustentabilidade”, detalha.

Famasul

Divulgação/ Famasul

Fale com a Redação