21.8 C
Campo Grande
sábado, 18 de maio, 2024
spot_img

Conheça os benefícios e as simpatias das comidas de Ano-Novo

31/12/2019 09h11
Por: Redação

Alimentos normalmente consumidos na ceia de Réveillon, como lentilha, romã, uva e castanhas, são ricos em nutrientes importantes para o organismo, alé de serem nos utilizados em rituais para trazer sorte.

Misturando um saúde e superstição, confira os ingredientes que não podem faltar na ceia de Ano-Novo:

Com alto valor nutritivo e poucas calorias (1 xícara tem apenas 230 kcal) a lentilha é uma excelente fonte de fibras, ácido fólico (importante para gestantes), magnésio (melhora o fluxo sanguíneo), cálcio e ferro. A leguminosa é comparada a moedas, por isso dizem que é necessário comer um prato cheio quando o relógio marcar meia-noite do dia 1º de janeiro.

As sementes de romã, muito consumidas na virada do ano para dar sorte, são ricas em vitaminas C, K e em potássio. A casca, usada para fazer suco, possui antioxidantes potentes chamados de punicalaginas. A fruta também tem propriedades anti-inflamatórias, bem como pode ajudar a combater micro-organismos nocivos, como Candida albicans, que causa a candidíase. Rica em ferro, melhora a qualidade da pele, ajuda no controle da pressão arterial e a reduzir as placas bacteriana na boca .

Na crença de passagem de ano, a fruta é associada à prosperidade, fartura e fertilidade. Na simpatia mais popular, é preciso segurar sete sementes entre os dentes enquanto a contagem regressiva é feita. Depois disso, as sementes devem ser secas para serem guardadas na carteira durante todo o ano seguinte.

Outra tradição comum também é a de comer uvas na hora da virada. Essa fruta ajuda a reduzir a pressão arterial e pode ser útil para pessoas que sofram de dor de cabeça. Também está associada à limpeza do pulmão e ao combate da asma. Se exagerou na comida, a uva promove alívio gástrico de indigestão e constipação.

Além de ajudar na saúde, a uva faz referência à boa sorte. Sendo assim, os supersticiosos ingerem 12 uvas- uma para cada mês. Outras pessoas optam por outras quantidades da fruta, como, por exemplo, o correspondente ao número da sorte.

Presentes em boa parte das ceias de Ano-Novo, as castanhas são excelentes fontes de selênio, mineral antioxidante que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir o câncer. Também são importantes aliadas nas dietas para auxilar na perda de peso. As nozes são ricas em ômega-3; as castanhas-do- Pará, em magnésio. É recomendável ingerir cerca de 30 g de um mix de castanhas por dia. No imaginário da superstição, são recomendadas para garantir fartura.

Montagem/R7

Fale com a Redação