22.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 6 de maio, 2024
spot_img

‘Deam por Elas’ prende oito e faz flagrante de mulher com olho roxo ao lado do agressor em Campo Grande

Operação contra agressores de mulheres é deflagrada em Campo Grande foi iniciada logo cedo na manhã desta sexta-feira, 1º de março. E agora no inicio da tarde, a denominada operação ‘Deam por Elas’, que foi às ruas, já em alusão ao Mês/Dia Internacional da Mulher (08 de março), mostra resultados de mandados cumpridos, dados da situação e até a própria realidade ‘in loco’, no momento, onde se encontrou uma vítima de violência estava ao lado do agressor, dentro da casa e com um olho roxo.

A ‘Deam por Elas’, até momento, já prendeu oito pessoas e ‘arrecadou’ a cena aos policiais e a noticia agora, que é bem representativa do que, infelizmente, é rotina em muitos lares de Campo Grande, como pelo Brasil. A titular da Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), Elaine Cristina Benicasa, comentou que “A mulher já tinha sido vítima de violência e feito o registro na polícia”, apontou.

Mas, a delegada ressalta que é importante a conscientização total das mulheres, vitimas, e ou que são conhecidas, familiares da mesma (outros homens também). “Tem que se ver consciente, não só em denunciar, mas também em se conscientizar e conseguir se livrar dessa relação. E esse não é um trabalho individual, mas coletivo, que envolve não só a vítima, mas todos que estão em volta dela”, afirma Elaine Benicasa.

'Deam por Elas' prende oito e faz flagrante de mulher com olho roxo ao lado do agressor em Campo Grande
Eliane Benicasa (em primeiro plano) é titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher. (Foto: Henrique Kawaminami)

A ação prendeu oito pessoas, sete homens e uma mulher. Ela foi presa em flagrante por tráfico de drogas, no Jardim Noroeste. Os presos foram alvos por crimes de lesão corporal, vias de fatos, crime sexual e descumprimento de medida protetiva.

Conforme a Deam, a reincidência é grande. Situação atenuada quando o homem aceita participar de grupos de reflexão. Mas a recusa também é alta.

Fatos detalhados

A mulher presa por trafico, também caiu junto do alvo, que era um homem com mandado de prisão em aberto por violência doméstica. Mas, na casa foram encontrados 2,1 quilos de maconha e um revólver calibre 38. O dois estavam embalando a droga e foram presos.

Na ofensiva contra os agressores, também foi preso um estuprador. O crime sexual aconteceu em uma festa, no dia 3 de junho de 2023. A vítima foi uma moça.

A delegada afirma que ‘quase todos os presos de hoje já possuem registro de ocorrência na Deam. Se não uma ocorrência, duas ou três”.

Os presos em flagrante vão participar de audiência de custódia. Os com mandado de prisão serão encaminhados para o sistema penitenciário.

Triste recorde

A Deam registrou em janeiro o recorde de registros de violência contra as mulheres. Superando até o registro nas Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário). Contudo, o número não foi divulgado.

Em dois meses de 2024, já foram concedidas mais de mil medidas protetivas.

Fale com a Redação