32.8 C
Campo Grande
sábado, 4 de maio, 2024
spot_img

Diante da onda de calor, saiba como evitar aumentos na conta de energia elétrica

Consumidor tem várias opções para gastar menos, como aproveitar mais a luz solar e fazer a manutenção dos eletrodomésticos

Com as temperaturas elevadas, é praticamente impossível permanecer em ambientes fechados, seja em casa ou no trabalho, sem utilizar ventiladores ou ar-condicionado. O uso prolongado desses dispositivos, banhos mais frequentes e o uso intensivo de eletrodomésticos como geladeira e freezer inevitavelmente resultarão em um aumento na conta de luz no próximo mês.

Para evitar surpresas desagradáveis na fatura de energia elétrica, preservar o orçamento familiar e reduzir o impacto ambiental, o Enfoque MS consultou especialistas da Associação Brasileira das Empresas de Serviços Conservação de Energia (abesco) e do curso de Engenharia Elétrica da Faculdade Anhangueraque compartilharam dicas úteis para o cotidiano. Confira:

1. Aproveite a iluminação natural. Sempre que for possível, abra as janelas e deixe a luz do sol entrar no ambiente, pois isso vai ajudar a reduzir o uso de lâmpadas e abajures. Só acenda as luzes quando necessário.

2. Dê preferência a lâmpadas de LED ou fluorescentes, que são mais eficientes que as incandescentes, consomem menos eletricidade e duram mais tempo. Apague as luzes sempre que sair de um cômodo.

3. Além da iluminação, aproveite a ventilação natural: abra portas e janelas nos momentos mais frescos do dia para refrescar o ambiente.

4. Tire da tomada todos os aparelhos que não estiverem em uso, pois, mesmo quando estão desligados, eles ficam em stand-by e continuam consumindo energia.

5. Deixe a televisão ligada apenas quando alguém estiver assistindo a algum programa. No quarto, à noite, utilize o recurso “timer” para programar o desligamento .

6. Configure o computador para ser usado no modo de economia de energia, que põe o monitor e o computador em estado de espera momentânea quando não estiverem sendo usados. Não deixe monitores, impressoras, caixas de som, estabilizadores e outros acessórios ligados ou em stand-by sem necessidade.

7. Tome banhos rápidos e convença a família a também ser mais ágil; o chuveiro elétrico é um dos maiores consumidores de energia elétrica de uma casa, por isso, sempre que possível, coloque-o na posição verão e o deixe desligado ao ensaboar o corpo ou ao passar xampu e condicionador nos cabelos. Cuidados na instalação também são fundamentais para evitar choques, acidentes e desperdício de energia.

8. Otimize o uso de aparelhos como ar-condicionado e ventilador, fechando as portas e janelas quando estiverem ligados, para evitar a entrada de ar quente. Uma boa ideia é realizar manutenção periódica no ar-condicionado, pois problemas técnicos podem aumentar o consumo de energia.

9. Deixe as janelas e as portas fechadas nos períodos do dia em que o calor é mais intenso.

10. Mantenha os eletrodomésticos da casa em bom estado e em boas condições de funcionamento. Quando danificados, esses produtos podem consumir mais energia. Por isso, faça a manutenção periódica dos aparelhos de sua residência.

11. Evite usar o celular enquanto ele recarrega, pois isso faz a bateria demorar mais para completar o processo e, consequentemente, aumenta o consumo de energia. Além disso, não deixe o celular recarregando durante a noite, enquanto dorme, e, sempre que o aparelho atingir o carregamento total, retire-o da tomada.

12. Considere a possibilidade de trocar os eletrodomésticos antigos por modelos mais econômicos e eficientes.

13. Se for comprar um ventilador ou ar-condicionado novo, verifique o selo Procel, que indica os aparelhos mais eficientes de cada categoria. O ideal é optar pelos que tenham o selo ou que venham com a etiqueta do Inmetro com a letra “A”.

14. Se puder, instale um termostato programável no seu ar-condicionado. Isso vai permitir a você configurá-lo para diminuir a temperatura durante a noite ou quando você estiver fora de casa. Também dê preferência a temperaturas moderadas em vez das extremamente baixas (abaixo dos 20°C), o que faz o aparelho consumir mais.

15. Quando for cozinhar ou preparar um lanche, se for necessário pegar algo na geladeira ou no freezer, pense em tudo o que vai precisar antes de abrir a porta, para retirar todos os produtos de uma só vez. Também tente reduzir o “abre e fecha” ao longo do dia. Cada vez que a geladeira é aberta, há troca de calor com o ambiente, e o motor tem de trabalhar mais para manter a refrigeração, o que demanda mais energia.

16. Ainda em relação ao uso da geladeira, verifique o estado das borrachas de vedação da porta e o controle de temperatura; se for necessário, ajuste o termostato, para evitar o desperdício de energia. Não forre as prateleiras nem use a parte traseira para secar roupas nem calçados. Também não é recomendado deixá-la perto do fogão.

17. Quanto aos demais eletrodomésticos, o melhor é evitar usá-los nos horários de pico, principalmente entre as 17h30 e as 20h30, quando o consumo aumenta muito.

Fale com a Redação