Tempo chuvoso. (Foto: Chico Ribeiro)

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (10), dois alerta de chuvas intensas, o primeiro com grau de severidade de perigo potencial, e o segundo de perigo, para algumas cidades de Mato Grosso do Sul.

Para as cidades de Alcinópolis, Aquidauana, Bandeirantes, Camapuã, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corguinho, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Inocência, Ladário, Miranda, Paraíso das Águas, Paranaíba, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso e São Gabriel do Oeste, que constam no primeiro aviso, pode chover entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar aos 60 km/h. Nesse primeiro, é baixo o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já no segundo, que abrange Alcinópolis, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora, o alerta para chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Nessas cidades existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Os dois avisos valem até às 10 horas de terça-feira (11). Veja abaixo algumas recomendações do Inmet:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Comentários