25.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 2 de maio, 2024
spot_img

Enfoque MS quer saber! O que você tem feito para evitar que seu filho se envolva em atos de violência dentro da escola?

Ao longo dos últimos dias, a sociedade passou a debater e cobrar das autoridades públicas o reforço na segurança dentro das escolas. A pauta ganhou notoriedade após um jovem de 25 anos invadir uma escola na cidade de Blumenau (SC) e matar quatro crianças de três a sete anos de forma aleatória usando uma machadinha.

Apesar de poucos registros, o Brasil já acumula um significativo histórico de atentados às unidades de ensino. Dados extraídos de um mapeamento produzido pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aponta que o primeiro episódio deste tipo no País foi registrado em 2002, quando um adolescente de 17 anos disparou contra duas colegas dentro da sala, em Salvador.

Desde esse caso até o mais recente foram contabilizados 22 ataques, com 13 deles realizados apenas ao longo dos últimos dois anos. Na última semana, através das redes sociais, várias mensagens passaram a ser compartilhadas com ameaças de massacre em escolas, isso provocou pânico nos pais, que deixaram de levar os fllhos para as aulas.

Como resposta, o Poder Público aumentou a fiscalização policial dentro das unidades de ensino com rondas e patrulhamento intensificados e já mostrando resultados positivos. Somente na sexta-feira (14), em Campo Grande, quatro alunos menores de idade foram flagrados com uma machadinha e dois simulacros dentro das escolas.

Um dia antes, em um colégio particular também da Capital, um estudante de 12 anos foi pego com duas facas e um martelo escondidos dentro de sua mochila. Na ocasião, o menino disse que levou as armas brancas para se defender de um possivel ataque, já que estava com medo.

Com tudo isso, o descontrole das redes sociais, a falta de fiscalização por parte dos pais e responsável pelos estudantes e também a precariedade na estrutura e segurança das escolas passou a ser debatida. Afinal, de quem é a culpa e o quê deve ser feito para garantir a paz no ambiente escolar?

Diante deste cenário, o site Enfoque MS quer saber de você leitor, que tem filho ou alguém por quem é responsável e que está na idade escolar, o que tem feito para evitar que ele se envolva em atos de violência dentro da escola? Responda a nossa enquete, comente e compartilhe com os seus contatos!

O que você tem feito para evitar que seu filho se envolva em atos de violência dentro da escola?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Fale com a Redação