31.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 2 de maio, 2024
spot_img

Enfoque MS quer saber! Você acha que o nome do Estado de Mato Grosso do Sul deveria mudar para Estado do Pantanal?

Mais uma vez a possibilidade de um plebicito para trocar o nome de Mato Grosso do Sul para Estado do Pantanal voltou a ser cogitado no plenário da Assembleia Legislativa (ALEMS).

A pauta foi discutida na sessão ordinária da última quinta-feira (17), quando os deputados estaduais abordaram na tribuna a construção da primeira Lei do Pantanal, que prevê mecanismos e regras para a preservação do bioma.

Durante o detabe, os parlamentares discutiram sobre a possível mudança de nome do Estado. Pedro Kemp (PT) sugeriu o plebiscito com a população. A proposta é antiga, desde meados dos anos 90 é assunto para discussão política, porém, jamais avançou para algo concreto.

Favorável a mudança, Professor Rinaldo (Podemos) comparou o constrangimento de alguém errar seu nome próprio, com a constante gafe de chamar o estado de Mato Grosso. “Meus parentes de fora só falam Mato Grosso. É ruim ouvir isso, mesma coisa de te chamarem com outro nome”, comparou.

Ele ainda defendeu que a eventual mudança traria muitos benefícios de ganho de marca. “Pensa no quanto iríamos ganhar com a mudança, além de ser louvável do ponto de vista de preservação, temos que cuidar desse patrimônio que é nosso”, complementou.

Antonio Vaz (Republicanos), que é paulista, também disse que ao vir para Mato Grosso do Sul sempre ouviu chamarem o estado de Mato Grosso. “Meus familiares falam Mato Grosso até agora. Sou favorável, pois perdemos muito em turismo”, defendeu.

Também nessa semana, o Governo do Estado publicou o Decreto 16.248/2023, que suspende a concessão de licença ou de autorização de supressão vegetal para uso alternativo do solo na Área de Uso Restrito da Planície Pantaneira e do Bioma Pantanal.

O Pantanal é considerado Patrimônio Natural da Humanidade e Reserva da Biosfera pela Unesco e a maior parte está dentro dos limites fronteiriços de Mato Grosso do Sul.

Muito mais do que o fim do tradicional grito ‘Do Sul’, quem defende a mudança do nome cita que o Estado ganharia muito mais visibilidade e identidade de marca, fortalecendo o setor turístico, que é uma das grande potencialidades locais.

Já para quem é contra a mudança acredita que os gastos com a migração seriam muito grandes, como a necessidade de mudar os documentos de identificação pessoal, placas de veículos, placas de sinalização, entre muitos outros.

Diante disso tudo, o site Enfoque MS quer saber de você, leitor amigo, o que pensa a respeito. Você acha que o nome do Estado de Mato Grosso do Sul deveria mudar para Estado do Pantanal?

Responda a nossa enquete, comente, compartilhe com os seus contatos. A sua opinião é sempre muito importante!

Você acha que o nome do Estado de Mato Grosso do Sul deveria mudar para Estado do Pantanal?

Ver resultados

Carregando ... Carregando ...
Fale com a Redação