26.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Festival Sarau de Cidadania e Cultura no Parque inicia neste domingo na Capital

Ao todo, 24 atrações artísticas participarão do evento no Parque das Nações Indígenas, das 16 às 20h, com entrada gratuita

Da música ao teatro, da performance à economia criativa, uma programação especial está sendo preparada para a primeira edição do Festival Sarau de Cidadania e Cultura no Parque, que será realizado neste domingo (3), no Parque das Nações Indígenas.

No palco principal, a animação ficará por conta dos artistas: Kzulo, Fernandinho Duarte, Maná do Céu, Rosemary, Nano Elânio e Kelly Zerial, Jerry Espíndola, Márcia e Thelma Cordeiro (Música); Leo Mareco (Artes Visuais); Tatiana de Conto, com a contação de história “A Ararinha Ansiosa” (Teatro); Raquel (Performance Drag/Show) e Grupo Memória (Capoeira).

O objetivo do evento é democratizar e integrar ainda mais a arte e a cultura às políticas públicas de cidadania que a Secic desenvolve, conforme explica o secretário Eduardo Romero.“O sarau é a oportunidade de um espaço que versa sobre a ocupação dos espaços públicos, parques da cidade, que são locais que precisam ter opções de atividades de cultura e lazer, integração social e, também, de resignificação dos encontros, principalmente nesse período de quase pós-pandemia”.

Exposição

Também haverá stands dentro do Festival Sarau, com a exposição dos seguintes artistas: Bia Barros, Associação dos Artesãos do MS (Artems), Sindicato do Artesão MS, Associação dos Microempreendedores do MS (AME), artistas da Praça do Artesão de Campo Grande (artesanato); Companhia Par (Oficina de dança de salão); Cleiton Ambrósio e Sulivan Terena (Moda e Design); Economia Criativa  e Escola Mães de Luz (Gastronomia); Wenceslau Oliveira com exposição de acervo (Artes Visuais); Coletivo Tarja Preta (Literatura) e Cinecafé (Audiovisual). 

Festival

De julho a dezembro, será realizado o Sarau no Parque. O projeto prevê a realização de 25 edições do evento cultural que a cada domingo contará com a participação de cerca de 16 atrações entre artistas individuais e coletivos.

A ideia é que ao final passem cerca de 400 atrações pelos mais diversos parques de Campo Grande: Parque Ayrton Senna, Parque do Sóter, Parque Jacques da Luz, etc.

“Temos muitos projetos sociais e de cidadania que versam com a aplicação da cultura, seja com pessoas de comunidades tradicionais ou com deficiência, por exemplo, e esses trabalhos artísticos precisam de uma maior ampliação para dialogar com a população e não ficar restrito somente a uma parcela da sociedade”, pontua o secretário.

Além deste domingo (3), estão previstas outras quatro edições do sarau em julho, nos dias 10, 17, 24 e 31. Os artistas interessados devem  preencher o formulário de inscrição simplificado que está disponível no site www.secic.ms.gov.br, clicando no banner relacionado ao evento. 

Fale com a Redação