22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 25 de julho, 2025
spot_img

Fluxo total de veículos nas estradas cai 0,5% em fevereiro ante janeiro, diz ABCR

Queda foi puxada por redução de 0,7% em veículos leves, enquanto o movimento de pesados cresceu 0,8%

11/03/2020 12h06
Por: Redação

Em fevereiro de 2020, o índice ABCR de atividade caiu 0,5% em comparação com o mês anterior, considerando os dados dessazonalizados. O índice mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas sob concessão e é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves apresentou queda de 0,7%, enquanto o de pesados cresceu 0,8%. “Do ponto de vista econômico, a fraqueza dos veículos leves sinaliza o contexto ainda de dificuldades do orçamento familiar”, afirma Thiago Xavier, analista da Tendências Consultoria. “A questão está diretamente ligada ao lento processo de reação do mercado de trabalho, marcado pela geração de postos com salários baixos.”

Por outro lado, considerando os últimos 12 meses, houve alta no fluxo total de 3,7%. De acordo com Xavier, esse resultado está associado à mudança de feriado de Carnaval, de março para fevereiro, e o fato de o mês passado ter tido 29 dias. “Além disso, o preço dos combustíveis foi um fator limitante em dezembro e janeiro, mas houve sinais de alívio nesta área em fevereiro”, diz o economista. Para os próximos meses, no entanto, o cenário ainda é incerto, em função, por exemplo, do impacto do coronavírus na economia.

Índice ABCR Brasil

Foto Ilustrativa

Fluxo total de veículos nas estradas cai 0,5% em fevereiro ante janeiro, diz ABCR

Fale com a Redação