28/05/2020 16h15
Da redação

Nove bairros de Campo Grande irão receber o serviço de borrifação ultra baixo volume (UBV) – conhecido popularmente como Fumacê – nessa quinta-feira (28), a medida é uma forma de auxiliar o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika e chykungunia. As equipes estarão nos bairros Bandeirantes, Caiçara, Centenário, Dr. Albuquerque, Jockey Club, Leblon, Rita Vieira, Taquarussu e Taveirópolis.

Serão nove veículos da Coordenadoria de Controle de Endemias Vetoriais (CCEV), da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), andando pelas ruas desses bairros, seguindo um itinerário já pré-estabelecido. As equipes circularão entre 16h e 22h.

Em caso de chuva em alguma das regiões programadas, ou se houver ventos fortes, o serviço terá que ser suspenso, já que assim não há efetividade no lançamento do veneno para os mosquitos.

A população deve abrir portas e janelas enquanto os veículos passarem pelas ruas, permitindo que as gotículas do inseticida entrem no interior da residência, onde normalmente estão abrigados os Aedes aegypti.

O inseticida atinge os mosquitos adultos, preferencialmente as fêmeas, que são as transmissoras das doenças. Ainda assim é possível que outras espécies sejam atingidas e, por isso, é necessária uma aplicação criteriosa do veneno.

Divulgação

Divulgação

Comentários