14.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 12 de julho, 2024
spot_img

Hemosul realiza “Dia D” de doação de sangue em alusão a série “Sob Pressão”

Haverá plantão em Campo Grande, Dourados e Três lagoas

Com a estreia da quinta e última temporada da série “Sob Pressão”, a Rede Hemosul de Mato Grosso do Sul promove plantão de doação de sangue neste sábado (27), em uma campanha realizada em parceria com a TV Globo. A campanha de doação de sangue que tem marcado os lançamentos da série na emissora nos últimos anos. 

Em Campo Grande, a doação poderá ser feita no Hemosul Coordenador, localizado na Avenida Fernando Correia da Costa, número 1.304, das 7h às 17h. Além disso, também haverá pontos de coleta em Dourados e Três Lagoas, das 7h as 12h.

Conforme o hemocentro, as tipagens O+ e O- estão em situação de emergência, com os estoques entre 21% e 17%, respectivamente.

Em Mato Grosso do Sul, a última edição da campanha reuniu mais de 300 doadores, durante a semana, um recorde para o Hemosul.

Veja abaixo os critérios para doação.

Além de ajudar a salvar quatro vidas com apenas uma doação, o sangue também pode contribuir para cirurgias, acidentes e também para casos graves da dengue, como explica a gerente de relações públicas do Hemosul, Mayara Franceschi.

“Dependendo do hemocomponente pode servir para oncologia, que é a grande demanda nossa, para cirurgias bariátricas, cardíacas e ginecológicas, cirurgias de grande porte. Para acidentes, para quando a dengue fica muito grave, para qualquer tipo de hemorragia. Então são muitas as patologias que utilizam o sangue doado”, diz Mayara Franceschi

Critérios para a doação de sangue

É necessário que o doador apresente um documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Idade

Os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos;
No Hemosul, o menor de idade tem que estar acompanhado de pai ou mãe ou responsável legal, ou apresentar o documento de emancipação;
É importante ressaltar que a primeira doação somente pode ser feita até 60 anos. Acima desta idade, apenas para quem já é doador de sangue.

Peso

A rede Hemosul-MS reserva-se o direito de aceitar apenas doadores com 51 kg ou mais, para a melhor utilização do sangue coletado e segurança do doador.

Intervalo de doação

Homens podem doar até quatro vezes ao ano, com um intervalo mínimo de 2 meses;
Já as mulheres podem doar até três vezes ao ano, com um intervalo mínimo de 3meses.

Fale com a Redação