29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

IFMS abre inscrições para 1,6 mil vagas em cursos técnicos integrados

O requisito é ter concluído o ensino fundamental ou equivalente, e possuir CPF. Inscrições devem ser feitas na Central de Seleção

Estão abertas as inscrições para o Exame de Seleção 2023 do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). São ofertadas 1.670 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio.

As opções são Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Aquicultura, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Há, ainda, uma nova opção de curso, o técnico em Administração.

Os cursos são oferecidos gratuitamente nos dez municípios em que o IFMS possui campus: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. 

Os interessados devem se inscrever pela Página do Candidato da Central de Seleção. Só serão aceitas inscrições feitas com o CPF e demais dados do próprio candidato. O prazo segue aberto até 5 de outubro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 20.

Quem pode fazer o Exame? – Nos cursos técnicos integrados, o estudante faz, ao mesmo tempo, o ensino médio e o curso técnico escolhido. Após se formar, o diploma possibilitará o ingresso na universidade ou no mundo de trabalho.

Para participar e concorrer a uma vaga no Exame de Seleção 2023, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou equivalente até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro do ano que vem, além de ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Prova – Será aplicada no dia 23 de outubro, nos dez municípios onde há oferta de vagas. 

A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa, 10 de Matemática e 10 de Conhecimentos Gerais.

A previsão é de que resultado final do Exame de Seleção 2023 e a primeira chamada sejam publicados no dia 21 de dezembro, com matrículas em janeiro do ano que vem.

Fale com a Redação