O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve para hoje (24) alerta de baixa umidade para todos os municípios de Mato Grosso do Sul. O aviso segue até as 18 horas. A condição climática coloca em risco a saúde das pessoas e aumenta a propagação dos incêndios florestais, conforme aviso do Instituto.

O aviso de perigo potencial alerta para umidade relativa do ar variando entre 30% até menos de 20%, para as cidades localizadas no sul, sudoeste e no Pantanal. Já com índices entre 20% até menos de 12%, estão as demais regiões, incluindo a cidade de Campo Grande.

Com níveis baixos, há risco de incêndios florestais e à saúde, com ressecamento de pele, desconforto nos olhos, boca e nariz.

O Inmet recomenda que as pessoas que estejam nessas cidades bebam bastante líquido, evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia e desgaste físico nas horas mais secas. Também é recomendado o uso de hidratante para pele e umidificação do ambiente, além de evitar consumo de bebidas diuréticas (café e álcool).

No início desta tarde, Campo Grande registra 32ºC, com a umidade relativa do ar em 25%.

Aviso na palma da mão

A Defesa Civil possuí sistema de alerta para celulares cadastrados. Quem quiser receber por SMS avisos climáticos importantes pode enviar uma mensagem de texto para o número 40.199 com o CEP de interesse.

Um único usuário pode cadastrar mais de um CEP para receber os alertas e poderá optar por deixar de receber o serviço quando desejar.

Mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros Militar (telefone 193).

Comentários