20.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 2 de maio, 2025
spot_img

Morre ator e comediante Lúcio Mauro, aos 92 anos, no Rio

Após dois meses internado em clínica carioca por problemas respiratórios, ator não resistiu e faleceu neste sábado (11)

12/05/2019 07h41
Por: Redação

Morreu neste sábado (11) o ator e comediante Lúcio Mauro, aos 92 anos anos. O filho do humorista, Lúcio Mauro Filho, foi quem divulgou a informação no início deste domingo (12).

O ator estava internado há cerca de dois meses em uma clínica da zona sul do Rio de Janeiro por conta de problemas respiratórios. Em março, o mesmo filho havia publicado uma foto em sua conta no Instagram em que celebrava o aniversário do pai: “Comemoramos a sua existência, e a nossa sorte de carregar seu sangue”.

Não há ainda informações sobre velório e sepultamento do ator.

Amor à comédia: relembre a extensa trajetória de Lúcio Mauro

Neste domingo, 12, o país perdeu uma das grandes personalidades da comédia brasileira. Lúcio Mauro morreu em decorrência de problemas respiratórios numa clínica no Rio de Janeiro.

Em vida, Lúcio já havia declarado que não sabia bem ao certo como o humor entrou em sua vida. Quando entrou para a Globo, em 1966, participou da criação de programas, dirigiu e atuou em diversas obras. Um dos destaque foi em Balança Mais Não Cai, de 1968, quando reeditou quadros que fizeram sucesso na Rádio Nacional na década de 1950. Na atração, ele deu vida ao lendário Fernandinho, de Fernandinho e Ofélia.

O sucesso fez com que o quadro ganhasse, na década de 1990, uma nova versão, desta vez, com Cláudia Rodrigues interpretando a mulher burra do milionário, no extinto Zorra Total, atual Zorra.

Lúcio de Barros Barbalho nasceu no dia 14 de março de 1927 na cidade do Belém do Pará (PA). Ainda jovem, já atuava em teatros estudantis. O “jeitão” para a arte fez com que aos 20 anos fosse convidado para trabalhar na companhia teatral do ator Mário Salaberry, marido da atriz Zilka Sallaberry.

O grupo pretendia fazer uma turnê pelo Nordeste, mas a caminho do Rio de Janeiro sofreu um acidente de carro. Lúcio ficou muito machucado. Mário não resistiu aos ferimentos e morreu. Com isso, o ator resolveu ir para o Recife (PE), onde lá conheceu Barreto Júnior, dono de uma companhia de teatro, inciando então sua carreira de comediante.

Outro grande momento na vida profissional de Lúcio Mauro foi a amizade com Chico Anysio (1931-2012). Com o comediante, eternizou o personagem Da Júlia, diretor do ator canastrão Alberto Roberto.

Na década de 1990, Lúcio viveu o sem-vergonha Aldemar Vigário, da Escolinha do Professor Raimundo. O personagem contava verdadeiras lorotas, além de bajular o professor em sala de aula. Um tremendo cara de pau.

Em 1995, integrou temporariamente o elenco de Malhação, como intérprete de Dr. Palhares, pai do lendário Mocotó, papel de André Marques.

Lúcio ainda participou de diversas produções humorísticas como Os Normais, A Grande Família, A Diarista, Sob Nova Direção, Faça Sua História, entre outras. Assistir Lúcio Mauro na TV era garantia de boas risas.

Em 2008, o humorista estreou a peça Lúcio 80-30, dividindo o palco com Lúcio Mauro Filho, autor e diretor do espetáculo, e com outros dois filhos, Alexandre Barbalho e Luly Barbalho.

Em 2015, Lúcio Mauro fez uma participação especial no primeiro episódio da nova versão da Escolinha do Professor Raimundo. Desta vez, ele fazia o papel do servente da escola que mostrava o caminha da sala de aula para o novo professor.

*Com informações R7

Lúcio Mauro atuou em diversas produções nacionais. Reprodução

Morre ator e comediante Lúcio Mauro, aos 92 anos, no Rio

Fale com a Redação