17.8 C
Campo Grande
domingo, 19 de maio, 2024
spot_img

MS registra maior alta em mortes por Covid entre demais Estados

O Mato Grosso do Sul apesar de ter o dado positivo de Estado que mais vacina contra a Covid 19, por outro lado vem surgindo com pior situação e a negatividade de aumento substancial de mortes. Os óbitos pelo coronavirus cresceram 53% em MS nas últimas duas semanas, segundo levantamento feito pelo Consórcio de Veículos de Imprensa. E também nos últimos dias há alta e ultrapassagem de 100% na ocupação da UTIs.

O levantamento aponta ainda que foi o maior aumento entre todos os estados brasileiros. MS vem acompanhado de outros quatro, que também registraram crescimento no índice: Tocantins, Maranhão, Paraíba e Roraima. O Brasil já confirmou 462.966 óbitos desde o início da pandemia, sendo que Mato Grosso do Sul é responsável por 6.870 registros.

A taxa de ocupação de leitos públicos de UTI já ultrapassa capacidade e chega a 101….110%, como o Enfoque MS noticiou nesta segunda-feira em dados do boletim epidemiológico. Em todo o Estado, 255 pessoas aguardam na fila por um leito. Nas enfermarias, a taxa de ocupação está em 90%.

As UTIs estão com pacientes acima do permitido como nas macrorregiões de saúde de Campo Grande (107%), Dourados (110%) e Três Lagoas (101%) têm superlotação. Ou seja, há mais pacientes em hospitais do que a capacidade permitida. Apenas Corumbá registrou, em documento atualizado, ocupação de 96%. Vale ressaltar que esse índice tem sido flutuante e, inclusive, ontem foi superior a 100%. Na prática, são 1.331 pessoas internadas em leitos clínicos ou de terapia intensiva, público ou privado, em maior índice em toda a pandemia. O recorde havia sido no último dia 2 de abril, quando 1.316 pacientes estavam hospitalizados.

Pior momento ou se supera outros piores momentos

Nesta segunda-feira (31), ou desde semana passada, o secretário estadual de Saúde do MS, Geraldo Resende, já afirmava que o Estado enfrenta o pior momento da pandemia de Covid-19. A média móvel de casos dos últimos sete dias atingiu 1.810, a maior de toda a pandemia. Já a média móvel de mortes subiu para 46,1 óbitos por dia, nos últimos sete dias. A taxa de contágio continua a crescer e atingiu 1,09.

Lista de espera – Os pacientes que seguem em tratamento nas unidades hospitalares públicas são 571 em leitos clínicos, onde são tratados casos de menor gravidade e 437 em leitos de UTIs, local em que estão os mais graves.

Lista de espera para os que aguardam por um leito de tratamento de covid no Estado, vem ganhando força. Central de Regulação do Estado destaca 255 pessoas em lista de espera, conforme dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde).

Estados em recuperação

Oito estados do Brasil estão em queda no período analisado: Ceará, Rio Grande do Norte, Acre, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Pará e Amazonas.

Os demais 13 estados, além do Distrito Federal, estão em “estabilidade”. Apesar disso, no geral, as mortes estão em alto índice em todo território brasileiro.

Fale com a Redação