29.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Capital sediará a II Semana Municipal da Justiça Restaurativa

20/09/2019 17h46
Por: Redação

De 21 a 28 de setembro será realizada em Campo Grande a II Semana Municipal da Justiça Restaurativa. O evento terá diversas atividades com objetivo de dar suporte aos trabalhos da equipe da Justiça Restaurativa, que integra a Coordenadoria da Infância e da Juventude de Mato Grosso do Sul (CIJ).

O programa Justiça Restaurativa na Escola é uma parceria entre o Tribunal de Justiça, por meio da Coordenadoria da Infância e da Juventude, e as secretarias de Educação do Estado e do Município de Campo Grande.

A Justiça Restaurativa foi implantada em 2010 em Mato Grosso do Sul como uma proposta que busca se contrapor ao modelo punitivo da justiça tradicional e propõe formas de resolução de conflitos por meio do diálogo.

A programação começa com a abertura oficial, às 9 horas, no Memorial da Cultura Indígena, na Aldeia Urbana Marçal de Souza, com a presença de autoridades convidadas, dentre elas a Desa. Elizabete Anache, que responde pela Coordenadoria da Infância e Juventude. Haverá apresentação artística da cultura terena e será aberta ao público em geral.

Ao longo da semana serão realizadas diversas atividades. Na segunda-feira (23), no período matutino, haverá um Círculo de Construção de Paz, na Escola Municipal Profª Elizabel Maria Gomes Salles. No período vespertino, a Escola Municipal Coronel Sebastião Lima receberá uma vivência CNV (comunicação não-violenta).

Seguindo o roteiro, na terça-feira (24), a vivência CNV será na Escola Estadual Profº Carlos Henrique Schrader, com uma apresentação musical dos alunos na Escola Municipal Profº Licurgo de Oliveira Bastos.

Na quarta-feira (25), a Escola Estadual Dolor Ferreira de Andrade sediará uma Rodada de Conversa com CNV e a Escola Municipal Sulivan Silvestre Oliveira – Tumune Kalivono terá Círculo de Construção de Paz, com o tema gratidão, em ambos os períodos.

No dia 26 (quinta-feira) será a vez de a Escola Estadual Aracy Eudociak receber a vivência CNV de manhã e, à tarde, o Círculo de Construção de Paz, com o tema Valores em Ação, será realizado na Escola Estadual Lino Villachá. E no último dia, sábado (28), terá uma apresentação e vivência CNV com os professores da Escola Municipal Prof° Licurgo de Oliveira Bastos.

Capital sediará a II Semana Municipal da Justiça Restaurativa

Fale com a Redação