Saúde

Cassems lança campanha de prevenção e linha de cuidado direcionada à saúde do adolescente

 

14/02/2020 15h40
Por: redação

 
Messias Ferreira
Messias Ferreira

Nesta quinta-feira (14), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) lançou a campanha de prevenção à gravidez precoce, "Gravidez não é Brincadeira". Na ocasião, o presidente da Cassems, Ricardo Ayache e a diretora de Assistência à Saúde, Maria Auxiliadora Budib, apresentaram números referentes à gestação na adolescência. Além disto, foi realizada a abertura da linha de cuidado "Pode Crê", direcionada à saúde dos adolescentes beneficiários do plano de saúde.

A campanha de conscientização "Gravidez não é Brincadeira" consiste em disseminar informações para a sociedade em geral sobre o fenômeno da gravidez precoce, suas consequências e como realizar a prevenção em saúde. Ainda, a linha de cuidado "Pode Crê", é direcionada para o público jovem assegurado pelo plano de saúde, com atendimento médico, nutricional e psicológico, na Clínica da Família da Cassems.

Ricardo Ayache explica que o plano de saúde preocupa-se em criar uma assistência integral aos beneficiários. "Agora, temos uma linha de cuidado voltada para o público jovem e queremos ter um olhar mais atencioso para a prevenção da gravidez na adolescência. Nesse período de formação e escolha de caminhos que os adolescentes vivem, o nosso trabalho é voltado para a promoção a saúde".

De acordo com Maria Auxiliadora Budib, a linha de cuidado "Pode Crê" estará disponível para os jovens beneficiários, de 13 à 18 anos, às quartas-feiras, das 16h às 20h, na Clínica da Família. "Começaremos a trabalhar com essa linha de cuidado em maio, vamos chamar os adolescentes assegurados pelo plano de saúde e eles serão acompanhados por profissionais da saúde à cada quatro meses, com rodas de conversa semanais, oficinas, uma programação inteiramente dedicada à eles".

Maria Auxiliadora continua, explicando que a melhor maneira de evitar a gravidez na adolescência é trabalhar a prevenção, por meio dos métodos contraceptivos existentes. "Precisamos mostrar para os jovens todas as formas de anticoncepção, para que eles se sintam seguros e tenham acesso à prevenção. Junto de uma equipe médica, munindo os pacientes de informações, é necessário encontrar o contraceptivo mais adequado".

A médica ginecologista e obstetra, Tatiana Serra, explica que é importante incluir, também, os meninos no debate sobre a prevenção da gravidez na adolescência e os cuidados com a saúde. "A Cassems busca incluir os meninos neste programa de cuidados, para que eles conheçam o próprio corpo e tenham acesso à informação. Vamos iniciar um diálogo sobre crescimento, desenvolvimento e sexualidade".

Vanessa Chaves Miranda, médica ginecologista e presidente da Associação de Ginecologia e Obstetrícia de Mato Grosso do Sul (Sogomat-Sul) reitera que a informação é a melhor maneira de oferecer segurança e cuidado aos jovens. "Os adolescentes, pela própria imaturidade da idade e o sistema emocional e psíquico, se expõem mais à algumas situações, por ainda estarem em um processo de instabilidade".

Segundo Hilda Guimarães, gerente de saúde da mulher na Secretaria Estadual de Saúde (SAS), a campanha de conscientização da Cassems vai ao encontro das políticas públicas para a mulher no estado. "Com a prevenção em saúde, fazemos com que nossos adolescentes tenham condições de ter uma vida saudável, tomando as melhores decisões para sua vida, com planejamento e informação".

Claudia Szukala, coordenadora de Psicologia da Cassems, reafirma a importância do serviço de Psicologia presente nas atividades direcionadas para os jovens. "Com as rodas de conversa para jovens do plano de saúde, é possível detectar as principais questões que afetam os jovens e, se for o caso, encaminhar para a Psicoterapia. Este é o momento de olhar para os adolescentes, perceber as suas dúvidas e realizar a promoção em saúde".

A conselheira administrativa da Cassems, Ceres Gonçalves Zambon, salienta que há uma série de questões a serem abordadas com os jovens e o olhar do plano de saúde para esse público é fundamental. "O cuidado da Cassems com os jovens é diferenciado, pois só com educação, informação e cuidado, conseguimos impactar positivamente a vida dos adolescentes e promover a prevenção em saúde".

Envie seu Comentário