16.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 27 de agosto, 2025
spot_img

Com mais uma morte, MS chega a 10 óbitos por Covid-19

03/05/2020 10h53
Por: Redação

Com a morte de um cirurgião dentista de 74 anos em Campo Grande, o Estado chega a 10 mortes por coronavírus (Covid-19). O número de casos confirmados da doença teve aumento de seis casos, chegando a 272. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) monitora outros 62 casos suspeitos. As informações estão no boletim epidemiológico divulgado deste sábado (3) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado.

O odontólogo, Patrocínio Magno Portocarrero Naveira, tinha um histórico de comorbidades por hipertensão e diabetes. Patrocínio não tinha histórico de viagem ou registro de contato com caso confirmado de coronavírus, o que aponta uma suspeita de transmissão comunitária. Ele foi internadoapós ter febre, tosse e dor de garganta.

Ele é o terceiro caso de morte em Campo Grande, que já registra 140 casos da doença. Destes, oito estão internados em hospitais, 103 considerados recuperados e 26 em isolamento domciliar.

Com isso, a capital se iguala a Três Lagoas, no número de mortes, seguidos por Batayporã (2), Dourados (1) e Paranaíba (1). A óbito relacionado a cidade de Dourados, de um homem de 56 anos, se deu no estado de Tocantins.

Dos 272 casos confirmados, 91 estão em isolamento domiciliar, 156 estão sem sintomas e já estão recuperados. 17 estão internados, sendo 11 em hospitais públicos e seis em hospitais privados. Dois pacientes internados são procedentes de fora do Estado.

Das 1.146 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Campo Grande, 1.118 deram negativo e 28 deram positivo. Das 41 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Dourados, uma deu positiva e 40 foram descartadas. Das 38 amostras coletadas no Drive Thru Covid-19 em Três lagoas, dois deram positivos e 36 foram descartadas.

Desde o dia 25 de janeiro foram registradas 2.859 notificações de casos suspeitos da coronavírus em Mato Grosso do Sul. Destes, 2.504 foram descartados após os exames darem negativo para Covid-19 e 21 foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde.

Os 62 casos suspeitos em investigação tiveram as amostras encaminhadas para o Lacen/MS, onde será feito o exame para nove tipos de vírus respiratórios, incluindo influenza e Coronavírus. O Lacen/MS realiza os exames para Covid-19 em Mato Grosso do Sul. Os resultados ficam prontos entre 24h a 72 horas, após o recebimento das amostras.

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Secretaria de Saúde MS

Fale com a Redação