27.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 18 de março, 2024
spot_img

Confira o que abre e fecha em Campo Grande durante o carnaval

Órgãos públicos não funcionam na segunda e terça-feira

21/02/2020 07h11
Por: Redação

Campo Grande já entrou no clima de carnaval e há várias opções para se divertir. Nesse período muitos serviços vão ficar indisponíveis à população. Bancos, Órgãos Públicos e Correios, por exemplo, vão estar fechados na segunda-feira (24) e terça-feira (25) e só volta a funcionarr a partir de quarta-feira (26).

Confira o que abre e fecha na capital durante o feriado prolongado.

Órgãos Públicos estaduais

A segunda-feira (24) será ponto facultativo, a terça-feira (25), feriado de carnaval, e a quarta-feira (26) de cinzas, será ponto facultativo até as 13h. As folgas não se aplicam aos serviços considerados essenciais, que não podem ser interrompidos, como saúde e segurança pública.

Prefeitura de Campo Grande

As unidade de Saúde 24 horas funcionarão normalmente, as UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) funcionam durante os feriados. As repartições públicas municipais administrativas fecham durante o carnaval, na segunda-feira (24), terça-feira (25) e os trabalhos serão retomados na quarta-feira (26), a partir do meio dia.

Judiciário

Não haverá expediente no Poder Judiciário entre os dias 24, 25 e 26 de fevereiro. O plantão judiciário funcionará normalmente para os casos considerados urgentes como: mandados de segurança, habeas corpus, requerimento de realização de corpo de delito, ação cautelar de busca e apreensão e aqueles que exijam providência imediata. Nessas ações, para serem iniciadas durante o período excepcional, o ato coator deve ter sido concretizado no período do plantão.

Bancos

Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que na segunda e terça-feira de carnaval, 24 e 25 não haverá atendimento ao público nas agências. Na quarta-feira de cinzas (26) o início do expediente será às 12h, no horário local, com encerramento em horário normal de fechamento das agências.

Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15 horas, o início do atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de 3 horas de funcionamento.

A Febraban orienta os clientes a utilizarem os canais digitais, como sites e aplicativo dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas nos dias em que não houver expediente bancário nas agências.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc.) e carnês com vencimento em 24 ou 25 de fevereiro poderão ser pagos, sem acréscimo, na quarta-feira (26). Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos.

Lotéricas

As lotéricas fecham na segunda e terça, retornando ao horário normal na quarta-feira.

Correios

O atendimento nas agências e as entregas ficam suspensos na segunda e terça-feira. Na quarta, as agências abrem ao meio-dia.

Shoppings

  • Shopping Campo Grande: o local funciona normalmente na segunda-feira. Na terça e quarta-feira, lojas satélites, quiosques e áreas de lazer funcionam das 12h às 20h. Lojas âncoras abrem 12h e fecham 21h. Já a praça de alimentação funciona das 10h às 21h.

  • Shopping Norte-Sul Plaza: funciona normalmente na segunda-feira. Na terça, abre 12h e fecha às 20h. Já na quarta, funciona das 12h às 22h.

  • Shopping Bosque dos Ipês: funciona normalmente. Somente no dia 25, ficará fechado.

  • Pátio Central Shopping: na segunda-feira, abre às 8h e fecha às 18h. O local não abre na terça-feira. Já na quarta-feira, as lojas funcionam das 10h às 19h e a praça de alimentação fica aberta até 21h.

Hemosul

O feriado de carnaval é sempre um período crítico nos bancos de sangue de todo Brasil devido ao aumento de número de acidentes nas estradas. Em Mato Grosso do Sul, há o agravante da epidemia de dengue que aumenta a necessidade de produção de plaquetas. Para reforçar os estoques e suprir a demanda, o Hemosul no sábado (22) e segunda-feira (24) das 7h as 17h. Na terça-feira (25) fecha e retorna na quarta-feira (26 a partir das 13h.

Comércio

As lojas funcionam normalmente.

Supermercados

Supermercados e hipermercados estão autorizados a abrir as portas normalmente.

Feira Central

Funciona normalmente, com barracas de alimentação abertas para o almoço a partir das 11h e as demais a partir das 16h.

Mercadão

Abre normalmente na segunda-feira (24). Na terça (25), fecha ao meio-dia e na quarta, volta ao horário normal.

PMCG

Fale com a Redação