23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

MS ganha pós-graduação em Ciências Penais e Segurança Pública com Rogério Greco

05/03/2020 19h24
Por: Redação

O Centro Universitário Unigran Capital lançou ontem (4), a pós-graduação em Ciência Penais e Segurança Pública com a coordenação do professor Doutor Rogério Greco, um dos mais renomados autores de Direito Penal do Brasil. A pós-graduação tem o corpo docente mais qualificado do país e é uma novidade em Mato Grosso do Sul, trazida pela Unigran Capital.

Rogério Greco esteve na Unigran Capital com a reitora, Mariana Zauith, o coordenador do curso de Direito, Lindomar Rodrigues, o pró-reitor de Ensino e Extensão, Vinícius Soares de Oliveira e o coordenador da Pós Unigran Capital, José Alexandre dos Santos.

De acordo com Greco, a pós-graduação está em sua 11ª turma e já foi oferecida em outros estados brasileiros, mas é a primeira vez que os profissionais da área de Direito e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul poderão realizá-la de forma presencial, favorecendo a realização de networking com os mais destacados profissionais da área no país.

A pós-graduação contará com professores renomados e referências nacionais em suas áreas de atuação, a maioria doutrinadores reconhecidos e que oferecem subsídios para a análise do Direito Penal, do Processo Penal e da Legislação Especial promovendo o desenvolvimento do raciocínio crítico.

“Além de ver toda essa parte penal e processual penal, temos um foco muito importante em Segurança Pública com pessoas que lidam diretamente com essa área. Teremos entre os professores, o ex-comandante do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro, um policial da inteligência da Polícia Federal – que recentemente estava no Iraque -, um coronel do Exército – que está nos Estados Unidos lidando com inteligência e terrorismo. São experiências únicas que vamos ter aqui”, explica o coordenador.

As especificidades do Estado também serão levadas em conta. “Vamos trazer a expertise de profissionais de outros estados e aplicar aqui em Mato Grosso do Sul. Infelizmente, sabemos que aqui é rota de tráfico de drogas e armas. Temos o avanço de facções criminosas pelo Brasil inteiro. Vamos estudar essas facções e entender como funcionam. São temas que servem não só para o Mato Grosso do Sul como para todo o Brasil”, menciona Greco.

Ainda na quarta-feira (4), a pós-graduação da Unigran Capital e Instituto Rogério Greco de Ensino e Pesquisa foi apresentada, em primeira mão, aos agentes de segurança pública de Mato Grosso do Sul na Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) com a participação do secretário, Antônio Carlos Videira.

O secretário reuniu os diretores e comandantes das forças policiais para a apresentação da pós-graduação. Participaram representantes das polícias Civil, Militar, Rodoviária Estadual, Corpo de Bombeiros Militar, Coordenadoria Geral de Perícias, Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul, Departamento de Operações de Fronteira (DOF), Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), entre outros.

“É uma oportunidade ímpar de nós qualificarmos cada vez mais nossos profissionais. Promover segurança pública com excelência é a nossa meta e quando nós temos parceiros como a Unigran Capital, com professores renomados em todo o país e no exterior para trazer novidades, atualizações, conseguimos melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado à população sul-mato-grossense”, destacou Videira.

A reitora da Unigran Capital, Mariana Zauith, agradeceu ao Secretário de Estado, Antônio Carlos Videira, pela visão estratégica de aperfeiçoamento contínuo dos serviços e das pessoas e destacou a missão da Unigran Capital com a excelência em ensino superior e o compromisso com o desenvolvimento da nossa sociedade, por meio da capacitação profissional e da educação.

“Nós, como Instituição de Ensino Superior, temos como missão trazer o que há de melhor e de excelência para Mato Grosso do Sul. Por isso, aceitamos o desafio de trazer essa parceria com o instituto Rogério Greco e oferecer a pós-graduação em Segurança Pública. Por estarmos em um Estado de fronteira, é de extrema importância que os conhecimentos sejam aprofundados e que as experiências sejam levadas em consideração”, pontua Mariana.

O coordenador do curso de Direito da Unigran Capital, Lindomar Rodrigues, também participou do lançamento da pós-graduação. “Para Campo Grande e para Mato Grosso do Sul, receber uma pós-graduação desse perfil e com essa qualidade, é um diferencial enorme e permite que os bacharéis em Direito e os profissionais de Segurança Pública tenham acesso a uma pós-graduação de alto nível presencial em Campo Grande, coisa que nunca aconteceu. A Unigran Capital coloca o peso da coordenação do professor Rogério Greco, que é uma das maiores autoridades do Brasil em Direito Penal.

Saiba mais sobre a pós-graduação

A pós graduação em Ciências Penais e Segurança Pública é presencial e terá aulas uma vez por mês (sexta e sábado) com profissionais de destaque na segurança pública brasileira. O curso é realizado em parceria com o Instituto Rogério Greco de Ensino e Pesquisa, referência de excelência nos programas de pós-graduação e tem duração de 18 meses. O início das aulas é em abril de 2020.

Público alvo: Magistrados; Membros do Ministério Público; Defensores Públicos; Advogados; Procuradores das carreiras federais, estaduais e municipais; Delegados de Polícia; Bacharéis em Direito; Analistas Judiciários; Técnicos; Assessores Jurídicos; Estagiários de pós-graduação; Servidores Públicos; Estudantes para as carreiras jurídicas; Concursandos das áreas fiscal e do direito.

Rogério Greco

Mini Currículo: Procurador de Justiça no Ministério Público de Minas Gerais. Professor do Curso de Pós-Graduação de Direito Penal da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Minas Gerais; Pós-Doutor pela Universidade de Messina (Itália); Doutor pela

Universidade de Burgos (Espanha); Mestre em Ciências Penais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Especialista em Direito Penal (Teoria do Delito) pela Universidade de Salamanca (Espanha); formado pela National Defense University (Wiliam J. Perry Center for Hemispheric Defense Studies) em combate ao crime organizado transnacional e redes ilícitas nas Américas (EUA). Membro fundador do Instituto de Ciências Penais (ICP) e da Associação Brasileira dos Professores de Ciências Penais. Autor de diversas obras jurídicas, é professor e palestrante em congressos e universidades pelo país.

MS ganha pós-graduação em Ciências Penais e Segurança Pública com Rogério Greco

Fale com a Redação