22.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Frigorífico é multado em R$ 50 mil por poluição de córrego

O sistema de cuidados e de tratamento de efluentes não estava funcionando adequadamente

14/12/2018 11h31
Por: Redação

A Polícia Militar Ambiental, multou em R$ 50 mil um frigorífico na cidade de Cassilândia, por despejar de forma inadequada, resíduos em um córrego da região. O flagrante ocorreu ontem (13), após receber denúncias.

A PMA realizou vistoria nas instalações da empresa e verificou que o sistema de cuidados e de tratamento de efluentes não estava funcionando adequadamente.

Os dejetos como sangue, miúdos e detritos dos animais caíam dos tanques e escorriam a céu aberto, contaminando o solo, e o material sólido era ensacado em sacas plásticas.

Segundo consta no boletim de ocorrência, o líquido escoava em uma caixa de captação e depois era seguia por dois canos de PVC, sendo lançado diretamente às margens do córrego e consequentemente às águas do Ritinha, afluente do Rio Aporé.

Aos agentes, os funcionários afirmaram que não sabiam que o problema estava acontecendo. As atividades foram paralisadas até a regularização do tratamento dos efluentes.

A empresa foi notificada a remover todo o material contaminante em 48 horas, e também precisará apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada (Prada), bem como o projeto de tratamento de efluentes e os relatórios de monitoramento da água do córrego Ritinha junto ao órgão ambiental.

A PMA manterá o monitoramento do tratamento de efluentes, para verificar se realmente houve negligência da empresa, ou se o sistema está saturado e não consegue mais dar tratamento à quantidade de efluentes.

Divulgação

Fale com a Redação