28.8 C
Campo Grande
domingo, 27 de julho, 2025
spot_img

MS confirma dois primeiros casos de coronavírus em Campo Grande

Os resultados de um homem e uma mulher, de 31 e 23 anos, respectivamente, derampositivo para Covid-19, segundo boletim da Secretaria estadual de Saúde

14/03/2020 15h27
Por: Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou na tarde deste sábado (14) os dois primeiros casos do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Os exames realizados pelo Laboratório Central (Lacen) deram positivos para Covid-19 para dois duas pessoas de Campo Grande.

Segundo a SES, o homem de 31 anos esteve em Londres e ainda teve contato com uma pessoa infectava na cidade de São paulo (SP). Já a mulher de 23 anos, esteve no Rio de Janeiro, onde possivelmente foi infectada pela doença, em contato com um caso positivo.

Ambos procuraram Unidades de Pronto Atendimento (Upa) da Capital no último dia 12 de março e encontram-se em isolamento domiciliar e sendo monitorados.

O Ministério da Saúde foi comunicado, mas os casos ainda não constam no boletim oficial.

No boletim, constam 40 notificações de casos suspeitos do coronavírus no Estado, sendo que 29 casos foram desconsiderados para Covid-19. Destes, oito foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. Dois confirmados e um sob investigação, monitorado em Três Lagoas.

O secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, deve fazer uma coletiva à imprensa nesta tarde em Dourados.

Plano de contigenciamento

A Secretaria de Estado de Saúde publica o boletim epidemiológico referente às notificações de casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) diariamente. As informações divulgadas pela Secretaria são os dados oficiais consolidados do Estado que são repassados ao Ministério da Saúde.

Segundo a SES continua seguindo as ações previstas no Plano Estadual de Contingência contra o coronavírus, que prevê diversos cenários da doença. Desde janeiro, a SES tem tomado diversas medidas de prevenção e monitoramento do novo coronavírus. Foi criado o Centro de Operações de Emergência (COE/MS) com o objetivo de auxiliar na definição de diretrizes estaduais para vigilância, prevenção e controle, bem como o acompanhamento e avaliação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado.

Também foi elaborada nota técnica sobre as ações a serem adotadas em caso de surgimento de pessoas com os sintomas da doença e de como proceder com a coleta de amostras para exames. A nota já foi enviada aos profissionais de saúde dos 79 municípios e também a todos os serviços de saúde públicos e privados.

A Secretaria Estadual de Saúde tem realizado treinamentos com técnicos de saúde dos 79 municípios em relação a identificação e atendimento da doença. Também foi realizada atualização sobre a coleta de amostras por swab aos 79 municípios.

A SES também deu suporte técnico aos municípios de Corumbá e Ponta Porã na construção do fluxo de vigilância e atendimento de possíveis casos suspeitos na região de fronteira. Além disso, também ajudou a estrutura o fluxo em todos os municípios de fronteira.

MS confirma dois primeiros casos de coronavírus em Campo Grande

MS confirma dois primeiros casos de coronavírus em Campo Grande

Fale com a Redação