23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Mulheres fazem ato pela democracia nesta tarde na Capital

Evento é desdobramento do #EleNão e ocorre na Praça Cuiabá, às 15h

20/10/2018 14h03
Por: Redação

Acontece a partir das 15h de hoje (20), um ato chamado de ”Mulheres Pela Democracia”, contra o discurso de ódio o candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL) e ainda pela democracia no Brasil. O movimento vai realizar a concentração na Praça Cuiabá, conhecida como Cabeça de Boi, no bairro Amambaí e depois sai
em passeata do movimento “Ele Não”. A segurança para o evento não foi garantida para as organizadores.

O movimento, que tem entre as organizadoras a artista Marcia Albuquerque, faz um apelo em defesa do que chama de minorias (mulheres, negros, LGBTs, indígenas). Conforme Albuquerque, esses grupos, além dos pobres e dos deficientes, já foram alvo de declarações consideradas preconceituosas por parte do candidato.

”Iremos conscientizar as pessoas sobre a necessidade de refletir a respeito da manutenção da Democracia em nosso país e combater o candidato antidemocrático, fascista, homofóbico, misógino e que vem incitando a violência em grande escala”, explica Márcia.

A expectativa é que 2 mil pessoas participem do ato que vai terminar com um sarau cultural, intervenções artísticas e o 1º Grito de Carnaval do bloco Tá Dando Pinta. “A caminhada sai da praça às 16h e vai até a Antônio Maria Coelho e depois retorna de onde saímos. O movimento é livre, aberto e democrático. Esperamos bandeiras e faixas de reflexão”, enfatizou outra organizadora, Janete Maroli.

“Contamos com a solidariedade do poder público. Nossa parte nós fizemos de mandar os requerimentos. Se vai ter, torcemos que sim. Mas fizemos nosso esquema de cuidado com as pessoas. Os organizadores estarão monitorando. É igual convidar alguém para almoçar em casa. Fizemos algo simples, mas de bom coração. Se houver algum ataque externo, a orientação é não revidar”, disse Maroli.

No primeiro evento, realizado no dia 29 de setembro, não houve registros de incidentes. As organizadores orientam os participantes que forem hoje a levarem água e usarem roupas leves.

Thiago Morais

Fale com a Redação