23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 26 de abril, 2024
spot_img

Uems abre inscrições para Curso de Libras na segunda-feira

São 30 vagas ofertadas e com uma carga horária de 60 horas, começando em abril com fim em julho

23/03/2019 12h24
Por: Redação

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), em Dourados, abre inscrições pela internet para Curso de Libras Básico I, a partir de segunda (24). Elas vão até a próxima quarta-feira (27).

Segundo a Uems, a capacitação é de graça e aberta para toda comunidada, sendo um projeto de extensão coordenado pela professora de Libras da UEMS, Gabriele C. Rech, em parceria com o Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia 9CEPEGRE).

São 30 vagas ofertadas e com uma carga horária de 60 horas, começando em abril com fim em julho. Para participar é necessário ter acesso a um computador conectado à internet, pois parte da carga horária será na modalidade à distância. As aulas serão uma vez por semana, todas as terças-feiras das 19h às 21h30 na Escola Estadual Menodora Fialho de Figueredo.

Este curso visa a capacitação de profissionais e alunos interessados no aprendizado básico da Língua Brasileira de Sinais. Durante o curso, de forma contextualizada o aluno terá a possibilidade de aprender sinais básicos que os capacitará a uma comunicação com as pessoas surdas. O curso também abordará, de forma geral, conceitos como comunidade surda, cultura surda e sujeito surdo.

LIBRAS

LIBRAS é a sigla de Língua Brasileira de Sinais, um conjunto de formas gestuais utilizado por deficientes auditivos para a comunicação entre eles e outras pessoas, sejam surdas ou ouvintes. Cada país tem a sua própria estrutura de linguagem de sinais, que pode variar inclusive de região para região, dependendo da cultura do local e das expressões e regionalismos utilizados na linguagem comum. A Língua Brasileira de Sinais não funciona com a simples gestualização da língua portuguesa através do alfabeto. A comunicação ocorre por diferentes níveis linguísticos, através da interpretação e das relações entre os elementos que compõem uma frase.

Internet

Fale com a Redação