Operação do exército fiscaliza comércio ilegal de armas e munições

558

A oitava edição da Operação Alta Pressão, com objetivo de fiscalizar o comércio, o tráfego e a utilização de armas de fogo, munições e insumos, nas empresas cadastradas junto às Forças Armadas.

09/04/2019 17h59
Por: Redação

Uma Operação nacional está sendo realizada pelo exército nesta terça-feira (9) para combater o comércio ilegal de armas e munições, em Campo Grande. Através do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), a Operação Alta Pressão VIII, como foi denominada, percorre lojas de armas e carregamentos, além de clubes de tiro que são cadastrados pelo exército. Na área da 9ª Região Militar, os alvos são em empresas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Aragarças (GO).

Segundo comunicado emitido pela assessoria das Forças Armadas, a ação visa verificar documentações, condições de segurança, armazenamento, comercialização e o transporte, com base nas normas em vigor. A fiscalização poderá se estender a outros Produtos Controlados pelo Exército (PCE), observada a necessidade e a conveniência, no decorrer da operação.

Na área de responsabilidade da 9ª Região Militar, compreendendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças-GO, as atividades serão realizadas por 11 equipes, compostas por cerca de 45 fiscais militares, integrantes do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC/9).

As equipes contarão também com a participação de integrantes de Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e de agências governamentais.

A primeira operação do gênero ocorreu em 2015. Nos ano passado, a Operação Alta Pressão VII, ocorrida em outubro de 2018, foram apreendidas 41.288 munições, 1.135 armas de fogo, 172 armas de pressão entre elas 22 airsoft e duas lunetas de uso restrito em todo o país.

Todo esse empenho tem como objetivo coibir o cometimento de ilícitos com o uso desses produtos controlados, contribuindo, significantemente, para a segurança da sociedade e a preservação da ordem pública.

Divulgação