28.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 17 de junho, 2024
spot_img

Desafios, oportunidades e tendências de Startups são temas na ParkTeck-CG

Desafios, oportunidades e tendências do ecossistema de startups foram temas de mesa-redonda no Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec-CG). A transformação tecnológica e a demanda por soluções inovadoras em diferentes setores da economia, além do suporte das novas legislações de tecnologia e inovação, oferecem ao ecossistema de startups uma série de oportunidades para continuar fomentando o empreendedorismo, criação de empregos e contribuir para o desenvolvimento econômico.

O surgimento das startups possibilita que uma ideação, que tenha base tecnológica e seja escalável, possa ser inserida no mercado. Com isso, pode ser estruturada como modelo de negócio para mostrar seu valor no mercado e conseguir investimentos antes da pré-consolidação. Foi focado nessa temática que o ParkTec-CG promoveu debates diversos com especialistas.

“As novas legislações trazem uma facilidade de contratar soluções customizadas, com isso as startups podem passar por uma pré-incubação e aceleração, passando a ter direitos antes do CNPJ constituído”, explica Marcelo Demirdjian, coordenador jurídico do Parque Tecnológico de Campo Grande.

Jornada empreendedora: quando a virada de chave acontece

Murilo Domingos, sócio e diretor de novos negócios da Darwin Startups, explica que a startup tem que ter a capacidade de ganhar escala que não seja atrelada a horas de pessoas.

Desafios, oportunidades e tendências de Startups são temas na ParkTeck-CG

“É a ideia de que o faturamento vai crescer enquanto o custo não vai crescer na mesma proporção. Qualquer negócio que envolva horas de pessoas, nunca vai acontecer. Caso contrário, será um serviço, uma consultoria ou negócio de pouca escala. Não é um problema, mas não é viável para uma startup”, afirma.

Diante de tantas possibilidades e oportunidades que o mercado atual oferece, o desafio é fazer uma escolha, definir prioridades e direcionar energia para isso.

A alta competitividade de mercado demanda mais que resiliência, como também automotivação e autoconfiança, formando um tripé definido como “capital psicológico” – o aliado mais importante da jornada empreendedora, segundo Murilo.

Outra característica fundamental é o que ele chama de plasticidade, capacidade de se moldar a partir de pressões externas, de ouvir o cliente e seu entorno, de se adaptar e adaptar o seu produto para determinada realidade.

Tendências e diferenciais para o mercado

Desafios, oportunidades e tendências de Startups são temas na ParkTeck-CG

De acordo com Murilo, a Inteligência Artificial é um tema que ainda vai gerar muita transformação e deve se manter como um dos principais diferenciais no mercado neste ano e no próximo. “Já tivemos muitas outras ondas, como blockchain e criptomoedas. O grande desafio é que essas tecnologias sejam implementadas na vida real, pois muitos problemas são resolvidos sem elas”, pontua.

O caminho é pensar em soluções aplicáveis na vida real para que a IA saia da posição de tecnologia como um meio e se transforme em solução como um fim. Devido à sua transversalidade, essa tecnologia pode ser aplicada em muitas áreas, como mercado financeiro, saúde e varejo.

“Mercado financeiro é sempre um destaque no Brasil, porque é muito evoluído. Inventamos o PIX e agora estamos exportando ele para o mundo. O agro é um setor muito forte e que cada vez mais demanda mais tecnologias, e está muito no início dessa transformação tecnológica, assim como o setor imobiliário, um setor que exige cada vez mais inovação”.

Parque Tecnológico de Campo Grande e o incentivo às startups

Marcelo Demirdjian explica que o ParkTec-CG, junto ao Parque Tecnológico de Inovação de São José dos Campos, está realizando um estudo de potencialidade e alocação para ter uma perspectiva sobre as potencialidades e vocações.

A partir disso, poderá atuar assertivamente conforme a realidade local, com o propósito de aproximar os indivíduos, pesquisas de universidade, empresários e o mercado para transformar ideias e produtos em soluções inovadoras e aplicáveis.

“Podemos agir em duas frentes: nos passos seguintes das incubações para as empresas terem como crescer e acelerar aqui no parque, e na identificação dessas ideações para favorecer conexões que possam viabilizá-las negócios concretos”, afirma.

Exemplo da iniciativa foi o evento ‘Tech e Invest-CG’, realizado em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul e com a participação da B3 Bolsa de Valores do Brasil e Darwin Startups.

Desafios, oportunidades e tendências de Startups são temas na ParkTeck-CG

Além de palestras sobre aceleração de startups e captação de investimentos, Murilo Domingos, da Darwin Startups, se reuniu com empreendedores locais selecionados para avaliar seus modelos de negócio e entender o nível de maturidade, com o objetivo de orientar projetos que estão em fase de ideação e desenvolvimento.

“A participação da Darwin teve esse objetivo de plantar uma sementinha para o ecossistema do Mato Grosso do Sul. Um dos nossos propósitos é colaborar com o desenvolvimento de startups para que fiquem cada vez mais avançadas. Mato Grosso do Sul é um dos estados que ainda não temos negócios, então estar aqui é importante para mapear essas oportunidades”, conclui Murilo.

Parque Tecnológico de Campo Grande – ParkTec-CG

O ParkTec-CG, inaugurado pela Prefeitura Municipal de Campo Grande em 2023, é um polo tecnológico situado em Mato Grosso do Sul. Seu objetivo central é impulsionar o desenvolvimento socioeconômico da cidade e região através da inovação, empreendedorismo e economia criativa. A infraestrutura abrangente é destinada ao suporte operacional, programas de aceleração e incubação, organização de eventos e treinamentos, facilitando o acesso à comunidade, empresas e instituições que buscam inovar.

Endereço: Avenida Rachid Neder, 760 – Monte Castelo, Campo Grande/MS
Site: campogrande.ms.gov.br/parkteccg/
Redes sociais: @parkteccg
Telefone: 67 99638 1911
E-mail: [email protected]

Fale com a Redação