26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 16 de maio, 2024
spot_img

PF cumpre mandados na Capital e cinco cidades em ação contra o contrabando

Organização criminosa envolve policiais e começou a ser investigada em julho de 2018

31/07/2019 07h34
Por: Redação

Operação desencadeada na manhã desta quarta-feira (31) pela Polícia Federal (PF) cumpre oito mandados de prisão preventiva e 15 de busca e apreensão em cidades de Mato Grosso do Sul, Paraíba e São Paulo. As ações ocorrem durante a Operação ‘Trunk’, que visa acabar com esquema de contrabando de cigarros, com participação de policiais, responsável pelo contrabando de cigarros no Brasil. A ação conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Federal de Campo Grande e são realizadas em Dourados, Ponta Porã, Rio Brilhante, além da Capital, Embu-Guaçu (SP) e São Bento (PB). A justiça também determinou o sequestro de veículos, imóveis e valores financeiros dos envolvidos.

Investigação

Com apoio da Corregedoria Regional da PRF no Mato Grosso do Sul, as investigações tiveram início em julho do ano passado após a apreensão de um caminhão carregado com 430 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai.

Durante um ano foi realizada a apreensão de 19 carregamentos semelhantes, com a prisão de 26 pessoas envolvidas.

As apurações ainda apontaram participação de policiais e de um agente político na organização criminosa.

Os policiais envolvidos na ação recebiam propina para facilitar a entrada dos cigarros contrabandeados no território nacional e sua circulação nas estradas.

Uma coletiva de imprensa está agendada para as 10h, na Superintendência da Polícia Federal em Campo Grande.

O nome da operação faz referência ao modo de atuação da organização criminosa, que se utilizava de caminhões do tipo “baú” para realizar o transporte da carga de cigarros contrabandeados.

PF/Divulgação

Fale com a Redação