20.8 C
Campo Grande
quarta-feira, 24 de abril, 2024
spot_img

Programa V.I.G.I.A. vai repassar 59 viaturas para Mato Grosso do Sul

Veículos irão reforçar as ações nas fronteiras e nas divisas do país do Programa Nacional de Vigilância das Fronteiras e Divisas

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) adquiriu 232 viaturas para o Programa Nacional de Vigilância das Fronteiras e Divisas (V.I.G.I.A.), atualmente presente em 13 Estados da Federação. Mato Grosso do Sul vai receber 59 viaturas para atender a região de fronteira com a Bolívia e o Paraguai.

As viaturas irão equipar as unidades policiais vinculadas ao Programa, com a finalidade de potencializar a prevenção e a repressão da criminalidade, prioritariamente nos crimes letais intencionais, tráfico de drogas, armas e descaminho, bem como outras modalidades criminosas transnacionais na faixa de fronteira, divisas e áreas de interesse operacional.

Foram adquiridos 232 veículos com tração 4×4, do tipo caminhonete, caracterizados para atuarem em terreno misto – urbano e fora-de-estrada – e compartimento humanizado para transporte de detidos.

As viaturas, que serão entregues até o início do segundo semestre, irão melhorar as condições de segurança, propiciando o melhor desempenho policial.

Além de Mato Grosso do Sul, os veículos serão distribuídos nos seguintes Estados:  Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

O programa V.I.G.I.A. é um trabalho integrado entre as forças de segurança, que possui como principal ferramenta a “Operação Hórus”, focada estrategicamente nos crimes transfronteiriços e na diminuição dos índices criminais, garantindo a ordem pública e a paz social nas áreas onde é desencadeada. 

Fale com a Redação