Projetos que auxiliam nas ações de retirada da vacinação contra aftosa em MS em pauta na Assembleia

355

30/04/2019 13h30
Por: Redação

O Superintendente Rogério Beretta e o Coordenador de Pecuária Marivaldo Miranda, da Semagro, estiveram na Assembleia na manhã desta terça-feira (29.3), para discussão de duas importantes pautas referentes à sanidade animal.

Reunidos com o Deputado Zé Teixeira, foi debatido o projeto de autoria do parlamentar que busca, a exemplo do Estado do Paraná, a antecipação da retirada da vacinação contra febre aftosa, que, segundo o Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA) deve ocorrer em 2021 após o cumprimento de uma série de ações, por parte dos Estados.

Neste encontro Beretta falou sobre o cronograma de ações previstas para que Mato Grosso do Sul consiga cumprir com as 101 exigências do Ministério da Agricultura e Pecuária, e a importância de se fortalecer a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) para que as metas sejam alcançadas e a retirada da vacinação seja realizada com segurança.

Já em um segundo momento, reunidos ainda com o Presidente da Assembleia, Paulo Correa, Zé Teixeira, Marcio Fernandes, Londres Machado e Rinaldo Modesto, Beretta, Marivaldo e o Secretário de Fazenda, Felipe Mattos, buscaram fomentar um acordo de lideranças para votação do projeto de autoria do executivo que busca ajustar o estoque e atualizar o cadastro de bovinos de Mato Grosso Sul, este que também é um importante item, dentro do plano nacional de retirada da vacinação contra febre aftosa.

A Reserva Financeira para as Ações de Defesa Sanitária Animal (Refasa) – fundo criado em 2016 pelo governo do Estado que permitiu indenizar os criadores quando havia a necessidade de sacrifício de animais para erradicação de doenças, e que agora também custeará outras ações de defesa sanitária voltadas à retirada da vacinação, também foi discutida com os parlamentares e será tema de debate novamente naquela casa nos próximos dias.

Segundo Beretta, o foco principal da Reserva era a indenização dos produtores em caso de doenças, mas o conceito foi ampliado para atender também as ações preventivas no processo de defesa sanitária.

Projetos que auxiliam nas ações de retirada da vacinação contra aftosa em MS em pauta na Assembleia