26/02/2020 07h21
Por: Redação
A Quarta-feira de Cinzas é o início da Quaresma, tempo de preparação para a Semana Santa. Para celebrar a data, diversas missas serão celebradas em várias paróquias e comunidades de Campo Grande nesta quarta-feira (26).
A celebração dá início ao tempo quaresmal, que recorda os 40 dias de Jesus no deserto, em oração e jejum, resistindo às tentações.
De acordo com Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, a quaresma para a igreja católica, o período é de preparo, oração e conversão para a festa mais importante do cristianismo, que é a Páscoa. A data é marcada por ser um dia de jejum, oração e penitência.
“A Quaresma para nós, cristãos católicos, é um período em que agimos com mais discrição, mais silêncio e intensificamos a oração. Práticas religiosas são intensificadas não por puro tradicionalismo, mas para garantir que haja tempo suficiente para escuta, meditação, e um exercício de dentro para fora e não de fora para dentro”, afirmou.
Durante as missas, cinzas são colocadas sobre a cabeça dos fiéis ou na testa, cultivando a humildade, a partir do entendimento de que cada pessoa veio do pó e ao pó voltará.
No Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, haverá a bênção e a imposição das cinzas em todas as novenas, que acontecem de hora em hora, sendo a primeira às 6h e a última começando às 23h.
+ Santuário fará bênção e imposição de cinzas na próxima quarta-feira
A data também lança a Campanha da Fraternidade 2020, que tem como tema “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso”. A campanha deste ano incentiva todos os cidadãos a exercitar a empatia e desenvolver a capacidade de cuidar do próximo.
