25.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 29 de abril, 2024
spot_img

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta quarta

Publicado em 31/10/2017 19h23

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta quarta

Meta de MS é imunizar 8 milhões de animais, nas regiões do Planalto e de Fronteira e na região do Pantanal.

Por emerson de almeida vicente

A segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa começa nesta quarta-feira (1º) em todo o País, exceto Santa Catarina, que é livre da doença desde 2007. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o período de imunização de rebanhos bovinos e bubalinos (búfalos) segue até o dia 30 de novembro, obedecendo ao calendário.

Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Paraná, Roraima e São Paulo devem vacinar todos os animais, de qualquer idade.

Já os outros estados só precisam dar a vacina em bois e búfalos de até dois anos. A dose é de 5ml e deve ser conservada entre 2ºC e 8ºC, com aplicação feita na tábua do pescoço dos animais. É importante que a Declaração de Vacinação seja formalizada no serviço veterinário oficial do estado.

Em maio, na primeira etapa de vacinação, foram vacinados 98,28% dos animais, 192,1 milhões de cabeças de um total de 195,4 milhões. Quase todas as unidades federativas já estão livres da doença: Amazonas e Amapá vão receber o reconhecimento da pasta em breve. A meta é fortalecer o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa) e retirar a imunização contra a febre aftosa até 2023.

MATO GROSSO DO SUL

No Mato Gtrosso do Sul a meta é vacinar cerca de 8 milhões de bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade 2ª etapa de vacinação contra febre aftosa, nas regiões do Planalto e de Fronteira e na região do Pantanal, de mamando a caducando, do rebanho de produtores que optaram pela vacinação só em novembro.

Nas três regiões, o registro da vacinação deve ser realizado diretamente pelo produtor no site da Iagro ou em casos específicos, e a critério da Iagro, em seus escritórios locais.

O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta lembra que os pecuaristas devem aproveitar o manejo para vacinar as fêmeas de três a oito meses contra a brucelose e que maiores informações podem ser obtidas no “disk aftosa”: 0800-67-9120.

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa começa nesta quarta

Fale com a Redação