Sobe para 65 mortes confirmadas por gripe no MS, segundo boletim

301

Naviraí registrou a terceira morte em decorrência da Influenza em 2019.

18/09/2019 17h59
Por: Redação

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgados nesta quarta-feira (18), traz mais uma vítima fatal que contraiu o vírus H1N1. Deste vez, o caso foi é um homem de 40 anos, em Naviraí. Com o óbito confirmado, o Estado soma 65 casos confirmados em 2019.

Campo Grande lidera o ranking com 27 casos, seguido por Três Lagoas (6), Aquidauana (4) e Corumbá (4).

Ao longo de 2019, o Estado teve 1.454 notificações, número bem superior ao registrado em todo o ano passado, quando chegaram a 1.028.

Somente o ano de 2016 registrou mais óbito do que 2019. Naquele ano, segundo os números divulgados, foram registradas 105 mortes.

Prevenção

Para evitar o contágio da doença é necessário que se adote algumas precauções como higienizar as mãos com frequência; manter os ambientes ventilados e sempre evitar aglomerações, além do aumento da ingestão de líquidos.

Confira alguns cuidados a tomar:

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas

Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis

Evite tocar a boca e o nariz. Melhore a circulação de ar abrindo as janelas

Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas

Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Sobe para 65 mortes confirmadas por gripe no MS, segundo boletim