27.8 C
Campo Grande
sábado, 18 de maio, 2024
spot_img

‘Superlua Azul’ ilumina o céu na quinta-feira; Conheça o raro fenômeno

Na quinta-feira (30) ocorrerá a segunda e última Superlua do ano. Nesta data, a lua estará maior e mais brilhante, pois estará no perigeu, ponto da órbita de máxima aproximação da Terra. A Superlua de 30 de agosto é também chamada de “Lua Azul” por ser a segunda lua cheia do mês – a primeira ocorreu no dia 1º de agosto.

A lua completa o ciclo de fases em aproximadamente um mês. Ou seja, ocorrem 12 luas cheias por ano. No entanto, cientistas descobriram que esses ciclos duram, na realidade, 28 dias, o que significa que leva apenas 354 dias para completar todos.

Assim, a cada dois anos e meio ou mais, uma 13ª lua cheia é observada, e essa seria a Lua azul, que não está de acordo com o esquema de nomenclatura normal. 

Há outra definição popular para esse fenômeno, mas está é considerada incorreta. A teoria afirma que, quando há duas luas cheias em um mês, a segunda seria sempre uma lua azul.

Como exemplo, temos fevereiro de 2018, que não teve lua cheia, e por consequência janeiro e março terminaram com duas luas cheias. Por esta definição, ambos os meses apresentaram o fenômeno.

Inclusive, em 2018 ocorreram duas Luas azuis, algo muito incomum — somente em 2037 isso acontecerá novamente.

A próxima Lua azul

O horário exato do instante da Lua Cheia vai diferir de acordo com o fuso horário. A Lua cheia será às 21h35 (horário de MS). Para quem está no fuso -4 vai ser às 21h35, no fuso -5 às 20h35 e assim por diante. Mas, para quem está no fuso de -1 a data já muda para 31 de agosto às 0h35 e para os demais fusos (0, +1, +2, etc…) a data da “Superlua Azul” será também, então, 31 de agosto. 

Na data da “Superlua Azul”, a lua estará a 357.181 quilômetros da Terra. Destaca-se que, em média, a distância entre a Terra e a Lua é de cerca de 382.900 quilômetros.

Fale com a Redação