30.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 6 de maio, 2024
spot_img

Termina hoje o prazo para pedir isenção de taxa do Enem 2024

Os candidatos precisam ficar atentos para a entrega da documentação necessária

Os interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 de graça tem até hoje (26) para solicitar a isenção da taxa de inscrição na Página do Participante, utilizando o login único do Gov.br. Os participantes do programa Pé-de-Meia, do Ministério da Educação (MEC), têm direito à isenção.

Podem ser contemplados com a gratuidade, todos os alunos matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública, atendendo outros requisitos como ter feito todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada. Além disso, também podem solicitar a isenção aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com registros em programas sociais do Governo Federal.

Os requisitos para alcançar o benefício, informados pelos candidatos, precisam ser comprovados por meio da apresentação de documentos.

Para os participantes do programa Pé-de-Meia, a isenção da taxa de inscrição no Enem está garantida. O prazo também é válido para os candidatos que precisam justificar a ausência na edição de 2023, caso desejem participar no ano de 2024 gratuitamente.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Fale com a Redação