26.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

TJMS avança no mutirão de classificação de processos para atender resolução do CNJ

Com o avanço nas classificações dos processos do arquivo geral do TJMS, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul está mais próximo de cumprir a Resolução 408 do Conselho Nacional de Justiça, que determina que todos os tribunais do país passem a constar eletronicamente com um Repositório Digital Confiável de Arquivo (RDCArq) ou Arquivo confiável.

Datada de 18 de agosto de 2021, a Resolução institui que em até 180 dias todos os arquivos estejam na plataforma. Dessa forma, o TJMS sai na vanguarda dentre os Poderes Judiciários, uma vez que os trabalhos no mutirão de classificação do arquivo geral iniciaram no dia 16 de agosto, mas foi idealizada desde junho, sendo esta a primeira fase para conclusão da determinação imposta pelo CNJ.

Até o momento, foram classificados cerca de 60 mil processos. Para que a resolução seja atendida completamente no prazo, o Tribunal de Justiça de MS está em processo de adequação para que o arquivo confiável seja implantado.

Saiba mais – O objetivo do mutirão é trazer, em curto espaço de tempo, economia para os cofres públicos, principalmente com a extinção dos contratos de locação de barracões para a guarda desses processos. Com a digitalização, os processos continuarão a ser acessados, mas da forma que a informatização e a moderna tecnologia recomendam.

Para que o trabalho aconteça, 12 servidores ATIs foram dispensados pelos juízes diretores para atuarem na ação.

Fonte: Ascom TJ-MS

Fale com a Redação