17.8 C
Campo Grande
domingo, 19 de maio, 2024
spot_img

Vacina de reforço contra Covid a adolescentes começa nesta 2° feira em Campo Grande

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) irá fazer a vacina de reforço contra Covid para adolescentes a partir desta segunda-feira (30) em Campo Grande. O Enfoque MS noticiou no último sábado, que a secretaria havia anunciado a confirmação da ação na Capital, após nota técnica do Ministério da Saúde que libera a 3º dose para adolescentes de 12 a 17 anos, ser divulgada na noite de de sexta-feira (28).

Assim, todos estão confirmados para a aplicação das doses de reforço a começar logo mais, a partir da abertura dos Postos de Saúde, na manhã de hoje. A estratégia de vacinação é de responsabilidade de cada município, que organiza o próprio calendário vacinal, ou seja, cada município deverá avaliar se irá ou não realizar o reforço.

Conforme a Sesau, se pede atenção que a terceira dose tem alguns detalhes a serem observados. “Será aberta para todos de 12 a 17 anos, que tenham tomado a segunda dose com os imunizantes da Pfizer ou Coronavac e há pelo menos quatro meses. E para adolescentes imunocomprometidos a Pfizer deve ser obrigatoriamente utilizada”, apontou nota da Secretaria.

O Ministério justificou que o reforço ao esquema vacinal de duas doses se tornou necessário devido “à redução da resposta imune às vacinas observadas em alguns estudos e a circulação de novas variantes em um cenário onde ainda não atingimos coberturas vacinais ótimas”.

Maioria será Coronavac

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda a aplicação das vacinas Pfizer e Coronavac para essa faixa etária, mas de acordo com nota técnica, a preferência deve ser pela Pfizer, independente da dose aplicada anteriormente.

Contudo, o secretario de Saúde da Capital, José Mauro Filho, já adiantou que a maioria na Capital, deve receber, ao menos nesta semana, a dose da Coronavac, pois o estoque da Pfizer é bem baixo, sendo que não foi reposto pelo Ministério da Saúde.

“A recomendação cabe para as duas marcas – Pfizer e Coronavac – mas temos em Campo Grande um numero reduzido da Pfizer, porque não tivemos mais envio da mesma. O Ministério da Saúde informou que esta havendo algum tipo de problema com a Farmacêutica, mas que a mesma deverá cumprir com entregas. Assim, vamos começar na Capital, garantindo a vacina, que temos em estoque e que é a Coronavac”, anunciou Mauro Filho.

Fale com a Redação