23.8 C
Campo Grande
sexta-feira, 3 de maio, 2024
spot_img

Vacina de sarampo é dada com 1 ano; como proteger antes

19/07/2019 17h25
Por: UOL

O aumento de casos de sarampo em São Paulo levou a Secretaria Estadual de Saúde a ampliar as campanhas de vacinação buscando aumentar a proteção da população. Dados do órgão registram uma elevação de 303% nos casos da doença entre junho e julho apenas no estado.

No país, já são mais de 10 mil casos confirmados. As campanhas geralmente focam no público de maior risco: os jovens entre 15 e 29 anos, que podem não ter tomado a segunda dose da vacina e representam atualmente 47% dos casos em São Paulo.

“Existe uma faixa etária, principalmente entre os 20 e 29 anos, que só tomou uma dose da vacina, porque na época em que esses jovens eram bebês ela era única”, explica Munir Ayub*, infectologista consultor do Comitê de Imunizações da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia). O protocolo recomendando a segunda dose da vacina é recente e ela começou a ser aplicada apenas em 2000. De acordo com o calendário oficial do Ministério da Saúde, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser aplicada aos 12 meses de vida na forma da tríplice viral (que ainda imuniza contra rubéola e caxumba).

Diante no surto da doença, no entanto, alguns pediatras pedem aos pais que levem bebês entre 6 e 11 meses para tomarem a vacina na rede particular. A recomendação não é incomum e segue orientação da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunização), que prevê que, em situações de risco como surto ou exposição domiciliar, a primeira dose pode ser aplicada a partir dos seis meses idade como forma de garantir a proteção.

Isabella Ballalai, vice-presidente da SBIm, reforça que a medida é preventiva e não há motivo para alarde. “Os pais só devem oferecer a vacina se forem orientados por um pediatra ou médico”, afirma. José Carlos Fernandes, pediatra do Hospital São Luiz Unidade Jabaquara, lembra que a vacina só deve ser aplicada se a criança estiver saudável e não possuir nenhum problema de saúde.

Vacina de sarampo é dada com 1 ano; como proteger antes

Fale com a Redação