22.8 C
Campo Grande
quinta-feira, 25 de abril, 2024
spot_img

Vinho e chocolate é uma das opções para o Dia dos Namorados

Especialista dá dicas para harmonizar combinação

O Dia dos Namorados está chegando e não há nada como um presente clássico e acessível: vinho e chocolate. Além disso, as duas iguarias, quando combinadas, deixam o clima ainda mais romântico, principalmente com as temperaturas mais baixas.

Para harmonizar o sabor do chocolate com o vinho, segundo especialistas, é imprescindível combinar a presença marcante de açúcar e de gordura do chocolate. Essas duas características envolvem as papilas gustativas de forma que podem dificultar a percepção de outros sabores.

O ideal, diz a empresária Helena Machado, estudiosa de vinhos, é começar com um chocolate que tenha entre 50% e 70% de cacau, ou seja, menos doce e com menos gordura. “Eu comecei assim e fui aprimorando com o tempo”.

Já o vinho, completa ela, deve ser encorpado, aromático e complexo, como um tinto de sobremesa, que tem estrutura para entrar em sintonia com o chocolate. “Lembrando que o melhor mesmo é a companhia e os bons momentos vividos”, destaca a empresária.

Dicas para harmonizar vinho e chocolate

#1 Chocolates mais fortes e os com 75% cacau: se adaptam melhor ao vinho tipo seco, de preferência com uvas Syrah, Zinfandel ou Malbec.

#2 Chocolate branco: pode ser acompanhado de um vinho de colheita tardia ou um espumante moscatel. Aqui também pode ser servido uma torta ou bolo que ficará perfeito como presente do Dia dos Namorados.

#3 Chocolate muito doce: a melhor alternativa é um Vinho do Porto, já que ele não amarga o gosto da sobremesa.

#4 Chocolate com frutas secas: um Merlot é a melhor escolha.

#5 Chocolate com castanhas: o ideal é um vinho marcante e de paladar aveludado, como o Vinho do Porto, novamente.

#6 Não esqueça: a combinação perfeita é ter vinhos e receitas com o mesmo nível de doçura. Também faz parte do segredo ter o vinho na temperatura correta.

Fale com a Redação