Ação conjunto retira mais de uma tonelada de lixo do rio Brilhante

495

Uma ação conjunto entre a PMA-MS (Polícia Militar Ambiental de MS) em Dourados, a Colônia de Pescadores e comunidade douradense, retirou mais de uma tonelada de resíduos sólidos (lixo) do rio Brilhante, que corta o município a 230 km de Campo Grande. Os policiais ambiental, pescadores e voluntários da comunidade fizeram o trabalho neste sábado (27), que se soma a retirada de praticamente a mesma quantidade de resíduos da limpeza ocorrida no início do mês no rio Dourados.

O objetivo do trabalho é promover a Educação Ambiental e chamar a atenção da população para o problema, no sentido de diminuir o lançamento de resíduos no rio. E como vemos, a quantia de material é grande, que poderia estar no Meio Ambiente a poucos dias, como a anos, degradando a natureza.

Conforme a PMA, entre os resíduos retirados, que encheram um caminhão caçamba, havia pneus, tambores, isopores, garrafas, latas, entre outros. Os trabalhos foram realizados desde a ponte do rio Brilhante até o local denominado Recanto Feliz, e participaram 30 embarcações e 90 pessoas.

Os resíduos foram levados para o aterro sanitário do município de Fátima do Sul. Durante a coleta dos resíduos, a equipe da PMA ainda cortou 22 anzóis de galho que estavam armados ilegalmente no rio.