Caixa retoma negociação com funcionários no 7º dia de greve nacional

15
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Reunião ocorre nesta quarta-feira (16), em São Paulo, com Saúde Caixa entre os principais pontos de impasse

A nova rodada de negociação entre a Caixa Econômica Federal e os empregados ocorre nesta quarta-feira (16), enquanto a greve nacional dos trabalhadores chega ao sétimo dia. A paralisação, iniciada em 10 de setembro, continua por tempo indeterminado e tem o Saúde Caixa como um dos principais pontos de divergência entre as partes.

A reunião foi marcada após a Contraf-CUT cobrar formalmente a retomada das discussões sobre a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). O encontro ocorre em São Paulo e reúne representantes do banco e das entidades que representam os empregados.

A greve começou depois que os trabalhadores rejeitaram uma proposta apresentada pela Caixa para o novo acordo. Segundo a representação sindical, mais de 90% das bases consultadas recusaram o texto.

Saúde Caixa é principal ponto de impasse

O modelo de custeio do Saúde Caixa está entre os temas que mais geram divergências. Os empregados são contrários a mudanças que, segundo as entidades sindicais, podem elevar os valores pagos por trabalhadores, aposentados e dependentes.

A categoria também reivindica maior participação da Caixa no financiamento do plano e a manutenção de direitos previstos no acordo vigente.

Além do plano de saúde, estão na pauta de negociação temas como reajuste salarial, novas contratações, condições de trabalho e valorização da carreira.

Greve continua durante negociação

A retomada das conversas não interrompeu automaticamente a paralisação. Segundo as entidades sindicais, os trabalhadores permanecem em greve nesta quarta-feira enquanto aguardam o resultado das negociações.

Na terça-feira (15), o Comando Nacional dos Bancários e os comandos de greve se reuniram para avaliar o andamento do movimento e definir os próximos passos.

A orientação das entidades é manter a mobilização até que seja construída uma proposta que possa ser submetida aos trabalhadores.

Caixa diz que já realizou 54 reuniões

Em nota, a Caixa afirmou que decidiu reabrir a mesa de negociação por considerar o diálogo o caminho para a construção de um acordo. O banco informou que, desde o início da campanha salarial, foram realizadas 54 reuniões de negociação coletiva e apresentadas quatro propostas diferentes.

Segundo a instituição, as propostas incorporaram mudanças e demandas apresentadas pelos representantes dos empregados.

A Caixa também afirma que busca uma solução que considere os interesses dos trabalhadores, do banco, dos clientes e da sociedade.

Atendimento aos clientes

Durante a paralisação, a Caixa orienta os clientes a utilizarem os canais digitais e remotos. Entre as alternativas estão o aplicativo CAIXA, Internet Banking, CAIXA Tem, WhatsApp CAIXA e aplicativos específicos para serviços como habitação, cartões e FGTS.

Também continuam disponíveis caixas eletrônicos, casas lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui e terminais da rede Banco24Horas.

O banco mantém ainda o atendimento telefônico pelo Alô CAIXA, pelos números 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e 0800-104-0104, para as demais localidades.

A retomada da mesa nesta quarta-feira abre uma nova etapa das negociações, mas não há, até o momento, prazo definido para o encerramento da greve.