30.8 C
Campo Grande
domingo, 27 de julho, 2025
spot_img

“Ainda não temos transmissão local”, diz Geraldo Rezende

O quadro dos dois pacientes é leve, ou seja, sem qualquer complicação e eles ficarão em quarentena por 14 dias, segundo secretário.

14/03/2020 16h54
Por: Redação

O secretário estadual de saúde de Mato Grosso do Sul, Geraldo Resende, disse em entrevista à imprensa na tarde de hoje (14) que as duas pessoas infectadas pelo novo coronavírus, em Campo Grande, estando elas em isolamento domiciliar. Geraldo Rezende enfatizou que o Estado não tem casos de transmissão local.

Segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), uma jovem de 23 anos e um homem de 31 anos tiveram as amostras colhidas e deram positivo para Covid-19 no Laboratório Central de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS).

Os dois casos não foram de transmissão local. O homem de 31 anos esteve em Londres e ainda teve contato com uma pessoa infectava na cidade de São Paulo (SP). Já a mulher de 23 anos, esteve no Rio de Janeiro, onde possivelmente foi infectada pela doença, em contato com um caso positivo.

+ MS confirma dois primeiros casos de coronavírus em Campo Grande

“Os dois foram atendidos na quinta-feira e imediatamente entraram em isolamento domiciliar. Agora estão em casa, com proteção individual, usando máscaras”, explica o secretário.

Geraldo Rezende, esclareceu que as duas pessoas contaminadas com novo vírus ficarão em quarentena por 14 dias, monitorados pela equipe de saúde do município de Campo Grande e do estado.

Ele ainda enfatizou que a partir de agora, serão avançadas as ações de contenção da doença. A primeira mudança é em relação aos eventos com aglomeração de gente. “Recomendo que todos os eventos esportivos e artísticos devem ser adiados ou cancelados”, frisou.

Já em relação a rede de ensino, o secretário informa que ainda não é recomendado o fechamento de escolas e faculdades, por enquanto, conforme nota emitida pela Secretaria.

Segundo ele, o fechamento das unidades de ensino pode levar a várias famílias a terem que deixar seus filhos com seus avós, onde nos idosos a Covid-19 tem alta letalidade. No idoso com mais de 80 anos e comorbidades, a letalidade é em torno de 15%.

Portanto o fechamento de escolas em cidades em que os casos são importados ou a transmissão local pode ser prejudicial para sociedade.

“Esta orientação é dinâmica, podendo ser modificada, conforme a evolução do número de casos no Estado, particularmente nas cidades em que a houver transmissão comunitária confirmada”, esclarece nota da SES.

Casos em MS

No boletim, constam 40 notificações de casos suspeitos do coronavírus no Estado, sendo que 29 casos foram desconsiderados para Covid-19. Destes, oito foram excluídos por não se encaixarem na definição de caso suspeito do Ministério da Saúde. Dois confirmados e um sob investigação, monitorado em Três Lagoas.

No Brasil são 121 casos confirmados neste sábado. No dia anterior, eram 98.

Geraldo Rezende deu entrevista hoje em Dourados. Dourados Agora

Fale com a Redação