24.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 20 de maio, 2024
spot_img

Até que ponto a industrialização pode ser a solução para uma cidade

26/11/2014 06h38

Até que ponto a industrialização pode ser a solução para uma cidade

Dourados News

A ideia do incentivo para a instalação de novas indústrias em qualquer cidade é importante ao ponto de se criar oportunidades de emprego e renda, além de proporcionar aos cofres públicos, mesmo que em longo prazo, maior arrecadação e consequentemente, mais capacidade de investimentos.

Porém, o que deve ser avaliado e questionado em relação ao fato, é até que ponto vale todo esse esforço, muitas vezes concentrado, para se atrair grandes ou médias fábricas para os municípios?

Se puxarmos os dados apenas pela mão de obra a ser contratada e pelo número de pessoas que chegarão aos locais mencionados, perceberemos maior oportunidade, é claro.

Mas, outros aspectos também devem ser colocados na ponta do lápis.

Vamos tomar como exemplo a industrializada Três Lagoas, atualmente, a terceira maior cidade de Mato Grosso do Sul em população, atrás apenas de Campo Grande e Dourados.

O cenário industrial foi e continua sendo, o melhor do Estado. Porém, os bilhões de reais investidos pela iniciativa privada não são acompanhados pelo poder público e consequentemente, quem buscava riqueza e prosperidade, pode se decepcionar com a falta de estrutura básica.

Exemplo claro são os 150 trabalhadores contratados para trabalhar numa fábrica de fertilizantes. O grupo foi demitido recentemente, de acordo com a imprensa local, e não receberam o pagamento referente à rescisão contratual com a empresa, terceirizada da Petrobrás.

Sem esse dinheiro, como a família dessas pessoas sobreviverão? Terão oportunidade de retornar, em alguns casos, para suas longínquas terras?

Com a abertura de vagas de emprego, as pessoas desembarcam de outros Estados ou cidades e juntos, trazem familiares, aumentando a demanda por creches, escolas, moradias e saúde.

O dinheiro ‘grosso’, pago aos grandes executivos, muitas vezes não gira na economia local, restando apenas a renda bruta dos operários, que em busca de uma vida melhor, acabam sofrendo com a falta de estrutura.

Por isso, é necessário um estudo mais aprofundado dos municípios no quesito ‘suporte’ à população, para que os benefícios trazidos com as grandes empresas, não se torne uma dor de cabeça tremenda no futuro.

Fale com a Redação