O Enfoque MS retoma seu quadro de enquetes da semana, que a partir desta quarta-feira (13), aborda temas de noticias ou acontecimentos da semana, principalmente, ou, que remetam a um tema de reflexão e repercussão dentre todos os temas da sociedade. E com isto, queremos a participação de nossos leitores e internautas em geral, colocando sua opinião, em um clique em uma das respostas e ainda se quiser ampliar, nos enviando uma mensagem mais completa em matérias sobre o assunto.

A enquete, não tem caráter de pesquisa ampla, pois não tendo formulação cientifica e metodológica, é uma consulta informal popular, para tentarmos saber um pouco do como ou um porque de como estará pensando nossos leitores.

Para participar, vote abaixo ou na capa do site.

A Semana Santa é uma tradição religiosa cristã. O que você costuma seguir neste período?

  • Somente lembra da Páscoa com os ovos de chocolate (29%, 5 Votos)
  • Outros (29%, 5 Votos)
  • Participa das celebrações religiosas (18%, 3 Votos)
  • Faz jejum na Sexta-feira Santa (12%, 2 Votos)
  • Come somente peixe no período (12%, 2 Votos)
  • Faz alguma penitência (0%, 0 Votos)

Total de Participantes:: 17

Carregando ... Carregando ...

Assim, hoje começaremos com o tema da semana. A Semana Santa, que é uma tradição Cristã, principalmente dentro dos ritos religiosos da Igreja Católica. O que você costuma seguir neste período ? Vote acima.

A Semana Santa é um momento sagrado para os cristãos. Nela se comemoram os mistérios da salvação a partir da recordação da última semana da vida de Jesus Cristo. Durante a Semana Santa, os cristãos relembram as ações e refletem sobre as mensagens de Jesus Cristo. Também é o tempo em que os cristãos renovam sua fé e seu compromisso de viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.

Em virtude de sua importância, a Semana Santa é marcada por muitos rituais que fazem referência a eventos importantes dos últimos momentos da vida de Jesus.

A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa por recordações na segunda, terça e quarta-feira, tendo um auge maior a partir da quinta-feira, que é dia da última ceia de Cristo e oficialmente a Instituição da Eucarística, onde também há o gesto de serviço, onde Cristo faz o Lava pés. Já seguindo, pela Sexta-Feira Santa da Paixão, é o dia da crucificação e morte de Jesus Cristo, que termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo.

Tríduo Pascal (quinta a domingo) – é o momento mais importante da Semana Santa, já que representa a salvação humana e a renovação da vida. Ele começa na Quinta-Feira Santa e termina no Domingo de Páscoa. O Tríduo estabelece a ligação entre o fim da Quaresma e a Páscoa. A Santa Missa da Ceia do Senhor, marca o início do Tríduo, na quinta-feira; segue com ‘Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo’, na sexta-feira, e, a Procissão do Círio Pascal, no sábado, que se vigia e acontece a Pascoa da Ressureição no ‘Domingo de Páscoa’..

Significado de cada dia da celebração da Semana Santa

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos, que marca o início da Semana Santa, é uma data de caráter festivo. Nele se celebra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém, ocasião em que foi recebido com muito entusiasmo pelo povo, que o aclamou como Senhor e Salvador agitando ramos de palmeira e gritando “Hosana ao filho de Davi!”.

Nesse dia, a Missa de Ramos, promovida pela Igreja Católica, tem início nas ruas das cidades com uma procissão. Os fiéis costumam levar à procissão ramos de palmeira e outras árvores. Durante a procissão e a missa, os ramos são abençoados.

Quinta-Feira Santa

Quinta-Feira é um dia muito importante na Semana Santa. Nesse dia, ocorreu a Última Ceia, em que Jesus e seus apóstolos comemoravam a Páscoa judaica. A quinta-feira marca o início do Tríduo Pascal, o momento mais importante da Semana Santa. É também nessa data que se encerra a Quaresma.

Um dos ritos mais tradicionais praticados na Quinta-Feira Santa é o Lava-Pés, que faz referência a uma passagem bíblica que diz que Jesus lavou os pés de seus discípulos após o pôr-do-sol da quinta-feira. Esse gesto simboliza solidariedade e humildade. Com ele, Jesus pôs-se a serviço do outro, a fim de redimir ou lavar os pecados.

O rito do Lava-Pés ocorre durante a Santa Missa da Ceia do Senhor, que celebra a instituição da Eucaristia (ou Comunhão) ocorrida durante a Última Ceia.

“Tomando o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: “Isto é o meu corpo dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim”. Da mesma forma, depois da ceia, tomou o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova aliança no meu sangue, derramado em favor de vocês.” (Lucas 22:19-20).

Nesse mesmo dia, após a ceia, Jesus orou no Getsêmani. Foi preso logo em seguida, após ser traído por Judas.

Sexta-Feira Santa

Essa data é também chamada de Sexta-Feira da Paixão, já que nesse dia Jesus foi julgado, condenado e morto. Paixão vem da palavra latina passio, que significa sofrimento.

Na Sexta-Feira Santa se recordam os momentos mais difíceis dos últimos dias de Cristo, dos quais fazem parte o caminho para o Calvário (Via Sacra) e a crucificação. Para os cristãos, essa data é marcada pelo gesto de amor incondicional de Jesus, que entregou sua vida e nos seus ombros carregou todos os pecados da humanidade.

A sexta-feira, para os cristãos, é uma data de oração e jejum. Nesse dia ocorre em muitos lugares a tradicional encenação da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo.

Sábado Santo

Entre o pôr-do-sol da sexta-feira e o pôr-do-sol do sábado, não ocorrem celebrações nem comunhão. O Sábado Santo, também chamado de Sábado de Aleluia, é o dia em que Jesus Cristo jaz em seu túmulo. Por isso, o sábado é dedicado à oração e à meditação, à espera da ressurreição.

Só sábado à noite é que ocorre a Vigília Pascal, momento em que os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo. Em Mateus 28:1-10, lê-se que no fim do sábado o anjo do Senhor que o corpo de Jesus não estava mais no sepulcro porque havia ressuscitado, tal como ele mesmo havia profetizado.

Na verdade, a Vigília Pascal, embora aconteça na noite de sábado, deve ser considerada uma celebração do Domingo de Páscoa, já que para os judeus um dia acaba ao anoitecer.

Domingo de Páscoa

Domingo da Ressurreição é um dia de alegria para os cristãos. Foi nesse dia que, segundo a Bíblia, Jesus ressuscitou e fez ao menos cinco aparições, uma delas para Maria Madalena e outras para seus discípulos.

O domingo é o dia em que os cristãos anunciam a verdade de que Cristo venceu a morte, indicando que um dia também serão salvos.

Páscoa é uma palavra de origem hebraica que significa “passagem”. A Páscoa cristã comemora a passagem de Cristo do mundo dos mortos para a vida. Assim, Cristo venceu a morte e adquiriu a vida eterna a todos que creem nele.

Comentários