31.8 C
Campo Grande
domingo, 16 de junho, 2024
spot_img

Helicóptero com presidente do Irã se faz pouso forçado em área montanhosa

O helicóptero em que viajava o presidente iraniano Ebrahim Raisi sofreu um acidente aéreo neste domingo (19), com pouso forçado em uma região montanhosa, informou a TV estatal iraniana. Até a última atualização desta reportagem, as equipes de resgate tentavam chegar ao local, mas encontravam dificuldades devido a más condições climáticas, como chuva forte e vento. Ainda não há informações oficiais sobre potenciais feridos ou danos.

A agência estatal de notícias também afirma que equipes de resgate e socorro foram enviadas para a área. No entanto, o nevoeiro sobre a região está dificultando as operações de busca. O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse à televisão estatal iraniana que, devido às condições meteorológicas, poderá levar algum tempo para que a equipe de resgate chegue ao local do acidente.

Helicóptero com presidente do Irã se faz pouso forçado em área montanhosa
Ibrahim Raisi viajava por província iraniana do Azerbaijão Oriental

Extraoficialmente, segundo agências de notícias locais, pessoas que estavam na comitiva do presidente teriam entrado em contato com o governo informando que não há vítimas. O comboio do presidente incluía três helicópteros, dois que transportavam ministros e funcionários do alto escalão do governo do Irã teriam pousado em segurança.

Entre os membros da comitiva estava o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian. Ebrahim Raisi tem 63 anos e é presidente do Irã desde 2021, após vencer as eleições no país com 60% dos votos.

Quem é Ebrahim Raisi

Ibrahim Raisi, de 63 anos, se tornou presidente do Irã em 2021. Com um turbante preto e um longo manto religioso, ele se apresenta como o defensor das classes desfavorecidas e como um “paladino anticorrupção”.

Raisi é ultraconservador e partidário declarado da ordem atual em seu país. Antes de se tornar presidente, foi o líder do judiciário do Irã. Ele enfrenta acusações de abusos de direitos humanos, que ele teria cometido na época em que era juiz. Ele teria participado de uma execução em massa de dissidentes do regime iraniano em 1988. Cerca de 3.000 pessoas foram executadas sem nenhum processo judicial.

Raisi, que era dado como favorito, venceu as eleições presidenciais no Irã já no primeiro turno em 2021. De acordo com resultados oficiais parciais divulgados em 19 de junho daquele ano, o ultraconservador obteve mais de 62% dos votos – de 28,6 milhões de votos apurados, Raisi obteve mais de 17.800.000.

*com informações R7 e G1

Fale com a Redação