22.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 29 de abril, 2024
spot_img

Mesmo sem horário de verão, relógios adiantam uma hora

Alguns celulares adiantaram automaticamente uma hora neste domingo, mesma data em que houve a mudança no ano passado

03/11/2019 07h12
Por: Redação com R7

Milhões de dispositivos eletrônicos em locais onde houve horário de verão no passado adiantaram uma hora automaticamente no início da madrugada deste domingo (3), embora o país não tenha adotado a mudança em 2019.

A data, primeiro fim de semana de novembro, coincide com o início do horário de verão em 2018.

A mesma confusão já havia acontecido no terceiro final de semana de outubro, quando operadoras de telefonia atualizaram automaticamente a hora, já que antes de 2018 era essa a data em que alguns estados brasileiros adiantavam uma hora.

+ Mesmo sem horário de verão, celulares adiantam relógio em uma hora

A atualização é realizada de acordo com Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês), usado pelos dispositivos eletrônicos.

Uma forma de saber a hora certa na sua localidade é procurar no Google “que horas são em”, e informar o nome da cidade.

Nas redes sociais, o assunto repercutiu.

Como atualizar

A atualização é realizada de acordo com Banco de Dados Global da Iana (Autoridade para Atribuição de Números de Internet, na sigla em inglês), usado pelos dispositivos eletrônicos. Para evitar a mudança, é necessário entrar no sistema de configuração de horários e desmarcar opções automáticas de “data e hora” e de “fuso horário”.

Fim do horário de verão

Neste ano, porém, um decreto do presidente Jair Bolsonaro suspendeu a medida, criada para economia de eletricidade. O presidente afirmou que a medida foi tomada após estudos que mostraram mudanças no consumo de energia nos últimos anos

O horário de verão foi adotado pela primeira vez no país no no fim de 1931, com a finalidade de economizar energia elétrica nos meses mais quentes do ano. Ele foi aplicado sem interrupção nos últimos últimos 35 anos.

Pesquisas mostram, no entanto, que a eficiência na economia de energia vem caindo ano após ano. Um estudo divulgado pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) considerou nula a economia de energia durante o horário de verão 2017/2018.

Pixabay

Fale com a Redação