21.8 C
Campo Grande
segunda-feira, 20 de maio, 2024
spot_img

Presidente do TRT-MS é ‘escolhido’ para ser ministro do TST

O desembargador Amaury Rodrigues Pinto Junior, do TRT 24ª Região (Tribunal Regional do Trabalho) de Mato Grosso do Sul foi o escolhido entre nomes de lista tríplice e assim indicado para ser nomeado como ministro do TST (Tribunal Superior do Trabalho). A escolha é do presidente da República, após formada lista pela entidade, mas que também, por fim, tem que ser avalizado pelo Senado Federal. O encaminhamento da indicação foi publicado nesta sexta-feira (7) no DOU (Diário Oficial da União).

Após a escolha da presidência da República para ocupar o cargo, a agora, Amaury Pinto Junior será sabatinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado Federal e, sendo aprovado, o nome do desembargador vai à votação no plenário. Nunca houve qualquer rejeição de nomes no processo eleitoral e indcatório aos Tribunais Superiores.

O nome sendo referendado pelo Senado Federal, Amaury Rodrigues irá assumir a vaga do ministro Márcio Eurico Vitral Amaro, que deixa o TST para se aposentar.

O nome do desembargador de MS fazia parte de lista tríplice escolhida pelo pleno do TST, em sessão realizada no dia 19 de abril. As outras duas componentes eram as desembargadoras Jane Granzoto Torres da Silva, do TRT da 2ª Região e Morgana de Almeida Richa, do TRT da 9ª Região.

Histórico

Natural de Curitiba (PR), é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba e, em 1989, ingressou na magistratura como juiz do trabalho substituto do TRT da 10ª Região. Presidiu as Juntas de Conciliação e Julgamento (atualmente Varas do Trabalho) de Mundo Novo e Campo Grande (MS) e dirigiu o Foro de Campo Grande. Em 16/5/2001, foi promovido, por merecimento, a desembargador do TRT da 24ª Região, e presidiu a corte no biênio 2006/2008, sendo o atual presidente no biênio 2020/2021.

Fale com a Redação