O aguardado velório do influenciador digital e aventureiro Jesse Koz, que morreu em um acidente de trânsito nos Estados Unidos, deve acontecer na próxima segunda-feira (06), em Balneário Camboriú, onde residiu por último no País. De acordo com a família, em publicação nas redes sociais nesta sexta-feira (03), as cinzas do fiel escudeiro dele, o cachorro Shurastey, não virão com o corpo, conforme estava previsto.
Na postagem, é dito que não foi autorizado o transporte das cinzas do cachorro junto ao corpo dele. “Infelizmente as cinzas do Shurastey não foram autorizadas a vir junto ao corpo do Jesse, fiquem tranquilos ele ainda vai vir mas vai demorar um pouco”, escreveu a família. Conforme o cronograma, a cerimônia de despedida de Jesse vai acontecer no Crematório Vaticano e será aberta ao público, com início a partir das 11h (DF) e expectativa de ser encerrada por volta das 17h.
O corpo do golden retriever, que morreu junto com o tutor, foi cremado no último dia 26, após ter sido pago com recursos de uma vaquinha online que bateu a meta de R$ 120 mil em cerca de três horas de campanha. A cremação do corpo do cachorro nos Estados Unidos era uma exigência da legislação internacional para que o animal pudesse retornar ao Brasil.
Os dois morreram no dia 25 de maio em uma rodovia na cidade de Oregon, após o Fusca que ocupavam bater contra outro carro. A dupla ficou conhecida nas redes sociais por viajarem pela América de ponta a ponta sem ter grandes recursos financeiros. O carro, que tinha o apelido de Dodongo, ficou completamente destruído no acidente.
A viagem fazia parte de um projeto, chamado “Shurastey or Shuraigow?”, uma adaptação inspirada na música “Should I Stay or Should I Go” (traduzido do inglês Devo Ficar ou Devo Ir), sucesso da banda The Clash. No Instagram, mais de 1 milhão pessoas acompanhavam as aventuras diárias do trio Jesse, Dodongo e Shurastey. Eles tinham como destino final o estado americano do Alasca, onde deveriam chegar dentro de dois dias da data do acidente.
Em 2019, ainda estava iniciando esse projeto, Jesse Koz e o cachorro Shurastey estiveram na sede do Enfoque MS para uma entrevista exclusiva, onde relataram suas aventuras e contaram sobre os projetos para o futuro. Na oportunidade, ele revelou que iria escrever um livro e dar palestras quando concluísse essa viagem.