O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está em Corumbá nessa quarta-feira (31) para vistoriar, in loco, os trabalhos de combate aos incêndios florestais no Pantanal. A comitiva também terá a participação de ministros, políticos e outras autoridades, como o governador Eduardo Riedel (PSDB).
Devido à presença do presidente, a segurança pública em Corumbá foi reforçada, especialmente na área do aeroporto e na rodovia Ramão Gomes. Fazem parte da escolta tropas do Exército, Polícia Federal e a Agência Municipal de Trânsito e Transporte.
Ele chegou diretamente no Aeroporto Internacional de Corumbá, de onde também irá decolar para um sobrevoo sobre as áreas atingidas pelo fogo. Ao longo do ano, mais de 1 milhão de hectares já foram destruídos pelas chamas no bioma.

Pela agenda divulgada, às 11h no horário local o presidente visita às instalações da base do Ibama/Prevfogo, localizada no Parque Marina Gattass, na rodovia Ramão Gomes, que dá acesso à fronteira com a Bolívia.
Lula também vai sancionar o projeto de lei que institui a Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo. A matéria em questão determina as situações em que o fogo controlado poderá ser utilizado sem caracterizar como crime ambiental.
Acompanhe a solenidade ao vivo no play abaixo:
De 82 incêndios registrados até 29 de julho, 45 foram extintos e 37 estão ativos, incluindo 20 já controlados. Ao todo, 890 profissionais do governo federal atuam em campo na região, apoiados por 15 aeronaves e 33 embarcações.
Os dados foram divulgados em boletim semanal das ações federais na região, que enfrenta a pior seca em 70 anos. O perigo de fogo para os próximos dias permanece elevado na maior parte do bioma.