22.8 C
Campo Grande
domingo, 5 de maio, 2024
spot_img

Começa hoje o período de inscrições para segunda edição do Sisu

Confira o passo a passo de como se inscrever na seleção, que é feita pela plataforma do Gov.br até o dia 22, e veja o cronograma

Começa hoje, segunda-feira (19), o prazo para se inscrever no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), programa do governo federal criado em 2010 que seleciona estudantes para instituições federais e estaduais de ensino superior. A seleção acontece duas vezes ao ano: no primeiro e no segundo semestre. O sistema eletrônico, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), fica com as inscrições abertas até o dia 22 de junho.

Para essa edição do processo seletivo, o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou 51.277 vagas, em 1.666 cursos de graduação, de 65 instituições de educação superior.

Os candidatos que desejarem consultar as ofertas de vagas para o Sisu podem pesquisar por curso, instituição e vagas, a partir do Portal Único de Acesso.

Quem pode se inscrever?

Todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, obtiveram nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.

Inscrição

Para se inscrever, o participante precisa ter o cadastro no Login Único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já tenha o cadastro, basta que o interessado realize o login com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha. As inscrições para o Sisu são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet, no Portal Acesso Único.   

O candidato pode se inscrever para o processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga em instituição de educação superior participante da seleção unificada. É necessário que, no momento da inscrição, o interessado identifique por ordem de preferência as vagas optadas, com indicação de local de oferta, curso e turno. Também é necessário informar a modalidade de concorrência, conforme previsto no edital.    

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar as suas opções, bem como efetuar o seu cancelamento, devendo inclusive se certificar das opções escolhidas até o término do prazo de inscrição. A classificação no processo seletivo do Sisu será realizada com base na última alteração efetuada e confirmada no sistema.   

Resultado

O MEC divulgará o resultado da inscrição no processo seletivo do Sisu 2023/2 no dia 27 de junho, pelo Portal Acesso Único. O candidato também pode conferir o resultado direto nas instituições de educação superior em que se inscreveu.    

Confira, abaixo, o cronograma completo: 

Começa hoje o período de inscrições para segunda edição do Sisu

Sisu 

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foi instituído pela Portaria Normativa nº 2, de 26 de janeiro de 2010, e, atualmente, está regulamentado pela Portaria Normativa nº 21, de 5 de novembro de 2012. O Sistema reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, que participam do processo seletivo vigente, sendo a maioria delas oferecida por instituições federais (universidades e institutos). A inscrição é gratuita e realizada, exclusivamente, pela internet, por meio dos serviços digitais do governo federal (gov.br). Podem se inscrever para o Sisu todos os estudantes que participaram da edição mais recente do Enem, antes do processo seletivo do Sistema.    

Fale com a Redação