32.8 C
Campo Grande
domingo, 5 de maio, 2024
spot_img

Editora UFMS celebra a publicação de mais de 40 livros em 2023

Desde o início do ano, a Editora UFMS já publicou 44 obras e a previsão é de conquistar a marca de 50 livros publicados até o fim de 2023. Com o lançamento de livros digitais e físicos, a Editora tem conquistado notoriedade em âmbito regional e nacional.

“Nesse ano lançamos três editais: um para seleção de propostas de materiais de divulgação técnico-científica; outro para propostas para apoio a periódicos da UFMS; e o terceiro para propostas para apoio a publicação de livros científicos em formato digital. Como o primeiro é em fluxo contínuo com submissões até 31 de dezembro, devemos chegar a 50 livros publicados até o fim desse ano”, explica a secretária da Editora UFMS, professora Elizabete Aparecida Marques.

Segundo Elizabete, quatro livros são físicos e todos os demais estão em formato digital, sendo a maioria com acesso gratuito e aberto. “Dos livros publicados em 2023, quase todas as obras estão com acesso aberto e gratuito, embora, a partir do ano passado, os nossos editais ofereçam ao autor a possibilidade de autorização de comercialização dos livros”, destaca.

Editora UFMS celebra a publicação de mais de 40 livros em 2023
Até o momento são 44 publicações

Disponíveis gratuitamente na página do Repositório Institucional, as publicações têm sido acessadas por pessoas de diferentes países, como Estados Unidos, Irlanda, França, Alemanha, Espanha, Canadá, Colômbia, Portugal, Irlanda e Vietnã.

Mais acessadas

As obras mais acessadas pela página do Repositório são: Guia prático de introdução às metodologias ativas de aprendizagem, publicada em 2022, com mais de 12,8 mil downloadsTranstorno do espectro autista na universidade: da pesquisa básica a aplicada, publicado em 2023, com mais de 4,5 mil; As ciências do léxico. Lexicografia. Terminologia, publicada em dezembro de 2020, com mais de 7,3 mil downloads; depois Violoncelo: um compêndio brasileiro, publicado em 2021, com mais de 3,7 mil.

“Essa iniciativa da Editora UFMS é muito importante, em primeiro lugar, para difundir a produção acadêmica e intelectual dos professores da Instituição de maneira qualificada. Todos os livros que são submetidos aos editais passam por um rigoroso processo editorial de pareceres por especialistas da área de fora da Universidade. Assim, o conteúdo dos livros além de ser difundido, apresentam uma solidez em seu conteúdo”, comenta o professor William Teixeira, que organizou o livro Violoncelo: um compêndio brasileiro.

Para o professor, a publicação em formato digital proporcionou maior alcance às obras publicadas.

“Esse livro, especialmente, organizado por mim, conta com capítulos escritos por vários dos maiores especialistas da área no Brasil e partiu da necessidade que eu sentia já há alguns anos da ausência de bibliografia fundamentada a respeito da prática do instrumento. Quando a pandemia chegou e todos nos vimos necessitados de fazer nossas atividades a distância, essa necessidade se tornou mais acentuada, já que o que havia disponível estava sempre em outros idiomas. Esse desejo então tornou-se forma e fiz o convite para vários colegas. O conjunto teve um resultado muito feliz, pois reúne várias pesquisas sobre o violoncelo, atingindo não apenas os estudantes de nível universitário, mas todos aqueles que se interessam pela prática do violoncelo. É mais uma contribuição da Editora UFMS para popularizar e divulgar o conhecimento sólido, academicamente desenvolvido e, ainda, que contribui para toda sociedade”, destaca.

Editora UFMS celebra a publicação de mais de 40 livros em 2023
Livros digitais são acessados por pessoas de vários países

Em relação ao próximo ano, a expectativa é que os autores continuem publicando pela Editora UFMS.

“Dado seu caráter de editora universitária, procuramos disponibilizar à comunidade acadêmica e à sociedade os conhecimentos produzidos na Instituição, resultantes das atividades pesquisa, ensino, extensão e inovação. Seguiremos realizando chamadas públicas, com possibilidade de submissão, também, por parte de autores sul-mato-grossenses externos à UFMS, como já acontece com o Edital Publica”, finaliza.

Para saber mais sobre a Editora UFMS acesse o portal: editora.ufms.br.

Texto e fotografias: Vanessa Amin

WhatsAppFacebookMessengerTwitterCompartilhar

Fale com a Redação